• Matéria: ENEM
  • Autor: zeliapanda8571
  • Perguntado 3 anos atrás

1. O que o velho Tupinambá e o Caraíba pensavam sobre os acontecimentos ocorridos com a chegada dos colonos e os jesuítas?

2. "...poderão ser cativos os índios infiéis no tempo em que durar o conflito das guerras, e fora deles se não poderão fazer as ditas guerras, nem se poderão admitir os ditos cativeiros" (Alvará de 28/4/1688) CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: FAFESP: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. p. 127.

De acordo com o alvará acima, a escravidão indígena era considerada legítima:

a) no caso dos indígenas infiéis, isto é, que não se convertiam ao cristianismo, capturados
nas guerras justas.
b) no caso dos indígenas que se convertiam ao cristianismo e trabalhavam nos aldeamentos
dos padres jesuítas, nas fazendas e vilas coloniais.
c) em todos os casos, fossem os índios fiéis ou infiéis, o cativeiro era considerado legítimo.
d) todas as alternativas anteriores estão incorretas, porque a escravidão indígena não era
legítima em nenhum caso.

Qual das alternativas (a, b, c, d) você considera correta para explicar em que situações a escravidão indígena era considerada legítima? A alternativa (d) não é válida. Por quê? Ela diz que "todas as alternativas anteriores estão incorretas, porque a escravidão indígena não era legítima em nenhum caso". Já lemos nas páginas anteriores que os portugueses conseguiam escravos, resgatando os inimigos capturados pelos grupos aliados. A escravização, através do resgate, era reconhecida pelas leis. Será que em todos os casos a escravidão indígena era legitimada, como diz a alternativa (c)? No campo das leis, não! A resistência era interpretada como hostilidade pelos portugueses e os índios declarados como inimigos e capturados nas "guerras justas". A lei considerava legítima a escravidão daqueles grupos que resistiam à conversão religiosa e ao trabalho nos aldeamentos, fazendas e vilas.
Também lemos os relatos dos próprios índios, registrados nas cartas dos padres da Companhia de Jesus, que falam da escravização dos seus inimigos e dos filhos da sua nação.

Sobraram duas alternativas: (a) ou (b)? De acordo com o alvará a alternativa (a) é correta, pois o texto diz que podem ser cativos os índios que forem infiéis, isto é, não se converterem à fé cristã. O que está errado na alternativa (b)? Anote no seu caderno.

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Respostas

respondido por: julialiri
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1) Para o velho Tupinambá, os portugueses passaram a querer fixar residência para além de somente traficar, assim, passaram a escravizar a população indígena e os filhos dela. O Caraíba aparente propor uma fuga da Igreja e da companhia dos Jesuítas.

Na fala de ambos, vê-se a incomodação com a chegada dos colonos e dos jesuítas, com o decorrer do tempo de colonização. A princípio, é possível concluir que o encontro foi amistoso, contudo, posteriormente a comunidade indígena notou as diferenças nas relações quando os colonizadores decidiram fixar-se em seu local.

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2) A alternativa adequada é a A, pois, segundo o texto liberou-se a captura de índios infiéis durante o tempo de conflitos e guerras. A alternativa B não é correta, pois a dinâmica de relações entre jesuítas e indígenas era amistosa e contribuía para a manutenção da religião e da economia do ponto de vista dos europeus.

Contudo, com a ação dos bandeirantes, várias Companhias de Jesus foram atacadas, pois, os senhores de terras estavam com dificuldade de adquirir escravizados africanos. Com as invasões dos bandeirantes às missões jesuíticas, vários indígenas foram capturados e escravizados.

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