Leia o trecho a seguir, sobre a engenheira e astronauta norte-americana Christina Koch.
[...] a astronauta Christina Koch, da NASA, retornou à Terra na manhã desta quinta-feira (6) ao lado de seu colega Luca Parmitano (da ESA, a agência espacial europeia) e do comandante da nave Soyuz, Alexander Skvortsov (da Roscosmos, a agência espacial russa). Eles estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), onde Koch se tornou a detentora do recorde de voo espacial mais longo já feito por uma mulher, após passar 328 dias ininterruptos no espaço... A astronauta recordista completou 5.248 órbitas ao redor da Terra, viajando o equivalente à distância de 290 viagens ida e volta à Lua.
Por estar na estação espacial internacional, o peso da astronauta Christina Koch, durante sua órbita
A
é nulo, pois, embora sua massa continue sendo a mesma que na superfície da Terra, não há gravidade fora da atmosfera do planeta Terra.
B
é igual ao seu peso quando ela se encontra na superfície da Terra, pois a sua massa é a mesma que na superfície da Terra.
C
é menor do que seu peso quando está na superfície da Terra, pois, embora sua massa continue sendo a mesma, o campo gravitacional em órbita é menor.
D
é menor do que seu peso quando está na superfície da Terra, pois sua massa se altera ao sair da atmosfera do planeta Terra.
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação:
confia na mãe!! Rsrs
Por estar na estação espacial internacional, o peso da astronauta durante sua órbita é menor do que seu peso quando está na superfície da Terra, pois, embora sua massa continue sendo a mesma, o campo gravitacional em órbita é menor (Letra C).
Quando um astronauta se encontra em uma estação espacial, ele permanece em órbita da Terra, ou seja, sujeito à gravidade terrestre, pois é isso que faz com que a estação mantenha-se próxima do planeta. Entretanto, quanto mais distante da Terra, menor o valor da gravidade.
Nesse sentido, a astronauta, quando está na estação, está sujeita a um valor menor de gravidade, quando comparado à superfície terrestre. Sabe-se que o peso resulta do valor da massa multiplicado pelo valor da gravidade. Logo, seu peso em órbita é menor que o peso na superfície da Terra.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/47604836