A compatibilidade da liberdade com a igualdade não é evidente por si, pois um dos dilemas da nossa época é o de que as sociedades que se aventuraram na criação de uma sociedade igualitária terminaram por abolir a liberdade, enquanto as sociedades livres repousam frequentemente em grandes desigualdades sociais. ROSENFIELD, D. L. O que é democracia. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
A polêmica citada no texto encontra-se presente na discussão sobre as vantagens e desvantagens de quais sistemas econômico-políticos?
A Anarquia versus tirania.
B Democracia versus monarquia.
C Comunismo versus capitalismo.
D Liberalismo versus neoliberalismo.
#ProvaENCCEJA2018
Respostas
A polêmica citada no texto encontra-se presente na discussão sobre as vantagens e desvantagens do comunismo versus capitalismo. Alternativa C.
O texto apresenta dois "tipos" de sociedade: uma sociedade que busca por igualdade, mas que nesse processo terminam por abolir a liberdade. Já a sociedade que mantém a liberdade, termina sendo uma sociedade com grandes desigualdades sociais.
O primeiro modelo é o modelo do comunismo, que prevê que todos tenham os mesmos acessos e até mesmo igualdade de rendas. Mas para isso, algumas pessoas precisam perder, e ser enquadradas em modelos rígidos, levando à perda da liberdade.
O segundo modelo é o modelo do capitalismo, que não estabelece igualdades obrigatórias, e para isso deixa a sociedade livre. Porém, essa liberdade é a causa das desigualdades sociais.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/47306030
O debate mencionado no texto pode ser encontrado em uma discussão sobre as vantagens e desvantagens do comunismo contra o capitalismo.
A narrativa acim retrata dois "tipos" de sociedade: uma que luta pela igualdade, mas acaba sacrificando a liberdade no processo. A sociedade que preserva a liberdade, por outro lado, torna - se uma sociedade com significativas desigualdades sociais.
O primeiro é o modelo comunista, que estipula que todos têm o mesmo acesso aos recursos e, em alguns casos, remuneração igual. Mas, para isso, algumas pessoas precisam se perder e ser cercadas por modelos rígidos, resultando na perda da liberdade.
O segundo modelo é o modelo capitalista, que não estabelece igualdades obrigatórias e, portanto, deixa a sociedade livre. No entanto, essa liberdade é o resultado de injustiças sociais.
O que é comunismo?
O comunismo é um sistema de teoria em que a propriedade pertence aos indivíduos da sociedade.
- O comunismo tem consequências diferentes nas mentes dos grupos religiosos majoritários e minoritários.
- Como o comunismo apoia um sistema que é benéfico para todos os indivíduos, pode não ser útil para a maioria.
- A maioria dos países como China Cuba se concentrou em trazer o socialismo ao invés do comunismo.
O que é capitalismo?
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado e direcionado para a propriedade privada, onde todas as pessoas têm o direito de possuir e possuir a propriedade que desejam. Por outro lado, esse sistema também é voltado para o mercado livre.
Por meio do livre mercado, as pessoas são livres para oferecer e demandar bens e serviços, o que lhes permite obter recursos para suas vidas. O capitalismo é considerado como um meio de geração de riqueza, onde uma ou mais pessoas podem se beneficiar.
Assim, a alternativa correta é a alternativa C).
Para saber mais veja aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13201994
https://brainly.com.br/tarefa/32195094