Para verificarmos essa idéia de linguagem como forma de representação da realidade, vamos ler os dois trechos abaixo. Neles, dois jornais diferentes apresentam um mesmo assunto: a presença de comerciais inseridos em programas de televisão (o chamado merchandising), de forma mais ou menos implícita.
Tendo em vista que as duas reportagens tratam de um mesmo assunto e foram publicadas na mesma data, pode-se afirmar que:
a) Apenas o texto "A" levanta os aspectos negativos do merchandising, a partir da opinião de roteiristas e apresentadores.
b) Os dois textos transmitem diferentes visões sobre o assunto: em "A" foram levantados os aspectos positivos (marcados pelos termos "melhor", "ganha" e "se adapta"); em "B", os negativos (marcados pelos termos "invadiu", "apreensão" e "extrapolou").
c) Apenas o texto "B" levanta os aspectos positivos do merchandising, a partir da opinião
de jornalistas.
d) Os dois textos transmitem a mesma visão sobre o assunto: em ambos, verifica-se 20%
de aumento no merchandising em programas de TV.
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Respostas
respondido por:
2
A respeito das duas reportagens, pode-se afirmar que os dois textos transmitem visões diferentes do assunto, portanto, a alternativa adequada é a B, pois o primeiro texto transmite pontos positivos sobre o tema e o segundo texto pontos negativos.
Pode-se notar que no primeiro o merchandising é impulsionado pelos "realities shows" e sua linguagem simples se adapta aos apresentadores e roteiristas.
No segundo texto a palavra "invade" dá a entender que a prática não foi aceita por todos no mundo televisivo, e há quem pense que a prática extrapolou os seus limites. Nesse sentido, questiona-se no título: "Quanto vale um show?".
Continue estudando em: brainly.com.br/tarefa/32850023
Anexos:
morriragilberto526:
obrigadaa!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás