Respostas
Resposta:
Olá, tudo bem?
Pelo que entendi da sua pergunta, você quer saber o que é a camada de Ozônio. Com isso, temos então a seguinte definição:
A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera.
A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.
Formação do ozônio:
A quantidade de O3 presente na camada de ozônio é constantemente modificada porque os raios ultravioleta, ao chegarem à camada, promovem a separação de um dos oxigênios do ozônio, formando mais gás oxigênio.
O3(g) → O2(g) + O(g)
Além da degradação do ozônio, a radiação ultravioleta também promove a quebra da ligação entre os oxigênios de algumas moléculas de gás oxigênio, como na equação a seguir:
O2(g) → 2O(g)
Em seguida, porém, cada oxigênio livre interage com uma molécula de gás oxigênio, formando uma molécula do gás ozônio (O3), como na equação a seguir:
O + O2(g) → O3(g)
Assim, a quantidade de gás ozônio na camada modifica-se constantemente de forma natural.
Importância da camada de ozônio:
A existência da camada de ozônio na estratosfera é fundamental, pois ela impede que grande parte das radiações ultravioleta atinja a superfície terrestre. Quando a radiação ultravioleta atinge a superfície terrestre, pode desencadear diversos danos, como por exemplo:
•Desenvolvimento de câncer de pele;
•Aumento da frequência de ativações da replicação do vírus herpes, em indivíduos que o tenham contraído desenvolvendo as lesões características da doença;
•Cegueira provocada pelo aumento da catarata, em indivíduos com tendência a desenvolvê-la;
•Aumento da temperatura do planeta (aquecimento global), já que um maior número de raios ultravioleta atinge a superfície da Terra aumentando a retenção de calor.
É isso, espero ter ajudado!
Bons estudos.