7. Marque verdadeiro ou falso: ( )Dançar em círculo é uma das mais antigas e simples modalidades de comunhão grupal. () Dança circular não acontece na atualidade.
Respostas
Resposta:
V
F
Explicação:
Danças Circulares
Quando se fala em Danças Circulares, em qualquer lugar do mundo onde esta prática é conhecida, tem-se como principal referência o nome de Bernhard Wosien, bailarino, pedagogo da dança, desenhista e pintor, que dedicou muitos anos de sua vida a coletar danças étnicas.
Em 1976, Bernhard Wosien visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. Bernhard Wosien já havia passado dos 60 anos e, encontrou nos grupos de Danças Folclóricas, o que estava procurando. Nessas rodas, vivenciou a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros.
Além de Findhorn, o legado de Bernhard Wosien também frutificou e continua a frutificar, espalhando-se pelo mundo de outras formas. Da década de 70 para os dias de hoje, centenas de danças foram incorporadas ao conjunto do que passou a se chamar “Danças Sagradas Circulares”, "Danças Circulares Sagradas", ou somente, "Danças Sagradas". De lá para cá, as danças expandiram-se cada vez mais por todo o mundo.
"Ao dançar, o mundo é de novo circulado e passado de mão em mão. Cada ponto na periferia do circulo é ao mesmo tempo um ponto de retorno. Se dançarmos um dança matinal, saudando o nascer da aurora dançando, perceberemos, quando nos movimentamos ao longo do círculo, como as nossas sombras, neste circular singular, também descrevem um círculo. Assim, percebemos que giramos 360 graus. Sentimos na caminhada uma mudança através da reviravolta conjunta". (WOSIEN,2000; p. 120)
Para este autor, as funções e benefícios da dança circular são:
Trazer leveza, a alegria, a beleza, a serenidade e bem-estar.
Proporcionar o trabalho em grupo, sem a perda da individualidade
Mostrar a diferença entre as pessoas
Desenvolver o apoio mútuo, a integração, a comunhão e a cooperação
Proporcionar autoconhecimento e autocura
Harmonizar o grupo antes e depois de praticar suas tarefas cotidianas
Trazer musicalidade e ritmo para a vida diária
Equilibrar o corpo físico, mental, emocional e espiritual
Ampliar a percepção, a concentração e a atenção
Encorajar as pessoas a ocuparem o seu lugar e o seu espaço
Trazer flexibilidade e autoconfiança para a vida
Ajudar a combater o estresse e a depressão