Uma das diretrizes da política nacional de humanização é a ambiência. Seguindo essa diretriz, os ambientes que recebem usuários e trabalhadores devem possibilitar o atendimento e o processo de trabalho em saúde, não cabendo improvisações. Devem ser locais adequados para as atividades em saúde, tornando-se saudáveis, acolhedores e agradáveis, respeitando as normas de segurança, capazes de propiciar o processo de trabalho ergonômico, o conforto e privacidade necessários para os usuários.
A ambiência, como um princípio da humanização, tem três eixos principais:
1) O conforto e a privacidade de usuários e trabalhadores, garantindo a proteção e adequação relacionada a luz, cor, ruídos, odores e temperatura.
2) A possibilidade do encontro entre os sujeitos, de forma que consigam estabelecer troca de experiências, reflexão sobre o processo de trabalho e relações solidárias.
3) um espaço que facilite o processo de trabalho, favorecendo a otimização dos recursos e a ergonomia.
Considere a situação a seguir.
Descrição da imagem não disponível
Refletindo sobre todo esse cenário desafiador, responda:
a) Como resolver as dificuldades das mães e acompanhantes?
b) Quais as sugestões para tornar a unidade acolhedora e humanizada para as crianças?
c) Quais ações poderiam tornar a unidade mais eficiente e confortável para os trabalhadores?
Respostas
Resposta:
a) Fornecer local adequado ao descanso, higiene e alimentação de mães e acompanhantes, com banheiro exclusivo, com chuveiro, masculino e feminino; criar áreas de convivência com acesso à televisão, sala de estar, máquina de café e água; oferecer possibilidade de alimentação na instituição de saúde; manter a equipe treinada para observar a necessidade de suporte para mães e acompanhantes de crianças com maior complexidade e vulnerabilidade social, acionando a ajuda necessária para cada caso.
b) Criar espaços lúdicos ou brinquedoteca; desenvolver áreas com cores e temáticas infantis; possibilitar o acompanhamento de crianças em idade escolar; manter o espaço seguro para crianças, em relação às tomadas, fios, portas, janelas e escadas; adequar as enfermarias em relação ao número de banheiros e adaptação para crianças; adequar as enfermarias para oferecer espaços individuais, com privacidade e diminuição de ruído e iluminação.
c) Possibilitar iluminação e temperatura adequada em todas as áreas da unidade; criar áreas de descanso para os trabalhadores, com banheiro masculino e feminino; destinar áreas para realização de reuniões e aprendizado na unidade.
Explicação: