O Grande Salto Adiante [ou para a Frente] foi um grandioso plano de mobilização de massas; em menos de um ano, mais de 500 milhões de camponeses chineses integraram-se a 26.000 comunas nas quais não havia qualquer tipo de propriedade privada. Todas as tarefas relacionadas com o dia a dia destes trabalhadores, desde cuidar das crianças, das roupas até o preparo dos alimentos era feito pela comuna. Em um esforço nacional para aumentar a produção industrial, algumas fábricas foram removidas para o campo. O intuito era fazer com que os camponeses aprendessem as técnicas usadas na indústria e também aproveitá-los neste tipo de trabalho durante as entressafras. Isso diminuiria a pressão migratória sobre os centros urbanos chineses incapazes de absorver, naquela ocasião, os trabalhadores necessários para o salto industrial que constava na meta do Terceiro Plano Quinquenal. Esperava-se que o aumento da produção agrícola, que era o setor central do plano, impulsionasse o crescimento da produção industrial.[...]Estimativas indicam que durante o Grande Salto cerca de 20 milhões de chineses morreram de fome (há estimativas que apontam 30 milhões) e os dados sobre a composição etária da população levam a crer que a maior parte dos mortos, tanto durante quanto depois do período do Grande Salto, era de crianças de até 10 anos, que sofriam mais intensamente com a subnutrição. Não há dados precisos sobre o número de mortos no período posterior ao Salto, que sucumbiram em função da falta de alimentos. De acordo com o texto, o Grande Salto Adiante chinês foi um:
A)sucesso, pois transformou um país predominantemente agrário e rural (com uma estrutura econômica atrasada) em um país urbano e intensamente urbanizado.
B)sucesso relativo, pois aumentou a produção agropecuária por meio da igualdade nas comunas, e fracasso relativo, pois as indústrias seguiram sob o controle da burguesia.
C)fracasso, pois o objetivo inicial do governo chinês era transferir indústrias da cidade para o campo, a fim de tornar o país geograficamente igual.
D)fracasso, pois a mão de obra chinesa não era qualificada para a modernização industrial e as comunas populares não produziram alimentos suficientes.
Respostas
respondido por:
0
C)fracasso, pois o objetivo inicial do governo chinês era transferir indústrias da cidade para o campo, a fim de tornar o país geograficamente igual.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás