egistro de estátua derrubada na cidade de Winnipeg, no Canadá, em 1º de julho de 2021 — Foto: Shannon VanRaes/Reuters
991035661.
A imagem apresentada é o registro de um fato ocorrido em Manitoba, no Canada, em 1 de julho de 2021. Trata-se da derrubada de monumentos que referenciam as rainhas Vitória e Elizabeth II, do Reino Unido. O Canadá foi colonizado pelo Reino Unido e, até hoje, o país é uma monarquia parlamentarista que reconhece Elizabeth II. A derrubada desses monumentos, por sua vez, decorreu de uma situação de descoberta de valas de crianças indígenas, são sepulturas situadas no pátio de escolas que eram administradas pela igreja e pelas autoridades seculares da Inglaterra. Entretanto, os sepulcros não possuem identificação. Outro fato a ser considerado é que a derrubada das estátuas reais ocorreu em um dia que é justamente um feriado de cunho político. Trata-se do Dia do Canadá, momento em que se comemora a criação da Confederação no país.
Considerando as circunstâncias que marcam esse episódio, e, especialmente as questões que envolvem o campo da memória e dos monumentos, analise as afirmativas que seguem.
I- Aos historiadores, um ato de derrubada de estátuas, a exemplo deste episódio, indica a existência de uma costumeira homogeneidade nas leituras sobre o passado.
II- As valas indígenas, por não terem identificação, não são documentos historiográficos da categoria “cultura material”. Essas, dado a esses limites de informações, não permitiriam a construção de leituras sobre a história canadense.
III- A existência de valas com corpos de crianças indígenas e sem inscrição, quando comparadas aos monumentos suntuosos em homenagem à autoridades reais, podem indicar uma situação de narrativas históricas parciais, que não contemplam alguns sujeitos históricos também expressivos da história canadense.
IV- A derrubada de estátuas expressa graus de questionamento em torno do tratamento dado, pelo governo britânico, às populações canadenses. É também um ato de descontentamento quanto à memória sobre as narrativas históricas do país.
Está correto apenas o que se afrma em:
I e II.
Alternativa 2:
I e IV.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
III e IV.
Alternativa 5:
I, III e IV.
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
I, III e IV.
Explicação:
II- As valas indígenas, por não terem identificação, não são documentos historiográficos da categoria “cultura material”. Essas, dado a esses limites de informações, não permitiriam a construção de leituras sobre a história canadense. ( ERRADA). Qualquer coisa que remete o passado e tem uma ligação direta com algum fato ocorrido independente da região ou de sua representatividade, é um documento histárioco em forma de objeto.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás