A Idade Média foi um período de, aproximadamente, mil anos. Ao contrário do que algumas crenças populares dizem sobre essa fase da civilização, a Idade Média não pode ser compreendida como uma época de “imobilidade”: cada uma de suas diferentes fases apresenta mudanças profundas e significativas no que diz respeito a economia, política, direito, filosofia, ciência, artes e religião. Fizeram-se ausentes as complexas estruturas públicas e políticas que atuaram de forma tão marcante na antiga Roma ou na Grécia clássica. O poder era exercido de forma localizada e fracionada, em cada feudo, por um senhor feudal. Logo, a vida política e a ideia de cidadania desaparecem do cenário social. Acompanhe, a seguir, duas imagens representativas da Idade Média: uma vinculada ao Estado e a outra, ao modo de produção. A partir dessas imagens, fale sobre a relação entre o Estado e a Igreja na Idade Média, bem como sobre o seu modo de produção.
Respostas
Resposta:
1. A primeira figura é a imagem de um Papa coroando um Rei, mais especificamente Carlos Magno, pelo Papa Leão III. A imagem demonstra o quanto era próxima a relação entre Estado e Igreja, ou melhor, era a Igreja quem legitimava os poderes dos reis, uma vez que, na Idade Média, eles eram os "representantes divinos". Nesse sentido, a Igreja tinha interferência direta nos assuntos do Estado.
2. A segunda imagem apresenta o modo de produção tipicamente medieval, isto é, o feudalismo, que consistiu essencialmente na transformação de grande parte da Europa em uma multiplicidade de propriedades privadas, nas quais um senhor feudal atuava de forma soberana, fornecendo segurança e acesso à terra para os trabalhadores rurais, que pagavam por isso cedendo parte dos frutos de seu trabalho ao senhor feudal.
Explicação: