Um feixe de luz proveniente de um laser viaja no ar e incide na água parada em um aquário de tal forma que o ângulo de incidência é tal que 0º < i < 90º. Sabe-se ainda que a velocidade de propagação da luz na água é menor do que a velocidade de propagação da luz no ar.
Ao incidir na superfície da água, a luz:
A
será parcialmente refratada e parcialmente refletida, sendo que o ângulo de refração será menor do que o ângulo de incidência.
B
será parcialmente refratada e parcialmente refletida, sendo que o ângulo de refração será maior do que o ângulo de incidência.
C
será parcialmente refratada e parcialmente refletida, sendo que o ângulo de refração será igual ao ângulo de incidência.
D
será totalmente refratada, sendo que o ângulo de refração será maior do que o ângulo de incidência.
E
será totalmente refratada, sendo que o ângulo de refração será igual ao ângulo de incidência.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
Vi a correção.
Ao incidir na superfície da água parada em um aquário, a luz será parcialmente refratada e parcialmente refletida, sendo que o ângulo de refração será menor que o ângulo de incidência, o que é corretamente afirmado na alternativa: letra a).
Sempre que um raio de luz incide sobre um corpo (como a água do aquário) ele é refletido, mesmo que parcialmente, a não ser que o objeto seja um corpo negro.
Também, sempre que um raio de luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente (como do ar para a água), a velocidade de propagação da luz diminui, assim como o ângulo de refração se torna menor que o ângulo de incidência, segundo a equação da Lei de Snell:
Para saber mais sobre refração, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/17368197