• Matéria: História
  • Autor: juliamariadeandraded
  • Perguntado 3 anos atrás

...] No ano de 2019, a taxa de informalidade alcançou recorde em 19 Estados, além do Distrito Federal. Na média do Brasil, a taxa de informalidade foi de 41,1%, o equivalente a 38,4 milhões de pessoas entre os trabalhadores ocupados. Mas esse porcentual subia a 62,4% no Pará [...]. No Maranhão, 60,5% dos trabalhadores ocupados eram informais. No Estado de São Paulo, a taxa de informalidade média foi de 32,0% no ano passado, também o nível mais elevado da série iniciada em 2016.



[...] Na passagem do terceiro trimestre de 2019 para o quarto trimestre do ano, a taxa de desemprego teve um recuo estatisticamente significativo – ou seja, superou a margem de erro – em apenas nove das 27 Unidades da Federação. Em São Paulo, a taxa de desemprego desceu de 12,0% para 11,5%, movimento semelhante ao da média nacional, que saiu de 11,8% para 11,0% no período.



Foram abertas 593 mil vagas com carteira assinada no setor privado em todo o País no último trimestre do ano do ano passado1, sendo mais da metade delas em São Paulo, que gerou 324 mil postos formais a mais no período. Em todo o Brasil, apenas quatro Estados tiveram avanço significativo na carteira assinada no último trimestre do ano: São Paulo, Rondônia, Paraíba e Sergipe. [...]



*Vocabulário:

1ano passado: refere-se a 2019.



Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.



De acordo com esse texto, a diferença na taxa de informalidade no Brasil tem relação com

a concentração das vagas de emprego em poucos locais do país.
a desaceleração do processo de automação no setor secundário da economia.
o aumento da necessidade de mão de obra humana no espaço rural.
o intenso fluxo migratório de refugiados que visavam a se instalar no país.
o processo de desconcentração industrial para outros estados da federação.


matheussantos86362: A)

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
14

A diferença na taxa de informalidade no Brasil tem relação com: a) a concentração das vagas de emprego em poucos locais do país.

De acordo com o texto do enunciado da questão, temos que somente quatro Estados apresentaram significativo avanço no número de indivíduos com carteira assinada no último trimestre do ano de 2019. Os quatro estados foram os seguintes: São Paulo, Rondônia, Paraíba e Sergipe.

Sendo assim, temos que o Brasil apresenta enorme diferenciação no que diz respeito a essa taxa de informalidade. Foi descrita também a redução da taxa de desemprego em 5% no ano de 2019.

Bons estudos!

respondido por: lagoruan03
2

Resposta:

LETRA:: (A) a concentração das vagas de emprego em poucos locais do país.

Explicação:

confia espero ter te ajudado

Perguntas similares