Respostas
Resposta:
A importância da preservação ambiental.
Explicação:
O Brasil possui a maior floresta tropical do mundo, a amazônia, com grande importância para o controle da temperatura global e para a manutenção de uma vasta biodiversidade. Tendo essa consciência, países como a Noruega investem milhões de dólares para conter o desmatamento mas, o governo brasileiro continua negligente de modo que o problema foi acentuado, mesmo com a verba. Destarte, o Brasil ainda possui uma política econômica exploratória dos recursos naturais, que se não for alterada, trará transformações irreparáveis ao meio ambiente, não só para o país, como para o mundo.
Um dos entraves é o avanço da soja e pecuária na amazônia, que aumentam o desmatamento na região, principalmente devido à falta de fiscalização do governo. isso além de contribuir para o aquecimento global, afeta na umidade de toda a américa do sul, reduzindo a capacidade agrícola e hidrelétrica da região centro-sul brasileira. A redução da floresta afetará a própria população do país e o seu desenvolvimento econômico, que é a motivação para o desmatamento, logo, é imprescindível que o estado mitigue o problema.
Os grandes exemplos do descaso com a natureza foram os rompimentos das barragens de mariana e brumadinho, vinculadas à mineração, que destruíram as faunas e floras locais, além de acarretar na morte de várias pessoas. o setor de mineração é um dos maiores patrocinadores de políticos durante as eleições, chegando ocupar o 2º maior investidor em 2014 a fim de garantir leis favoráveis às empresas do ramo, assim, leis mais rígidas a respeito da fiscalização e punição de mineradoras não são elaboradas, resultando na destruição de parte do patrimônio natural brasileiro.
Não obstante as inúmeras conferências ambientais de que o brasil participou, a preservação da natureza continua não sendo efetiva no país. Para reverter essa situação, o ministério do meio ambiente deve ampliar o número de agentes de fiscalização a fim de garantir que haja um uso sustentável, ademais o capital arrecadado com multas relacionadas ao mal uso do meio pode ser revertido em medidas de controle do problema. Cabe à população cobrar os governantes para garantir que as leis sejam aplicadas e selecionar melhor seus candidatos, inclusive avaliando quais empresas doaram verbas para suas campanhas eleitorais. O meio ambiente é um bem de todos, por isso, com o empenho dos brasileiros e com medidas governamentais é possível desacelerar a sua degradação.