Respostas
Resposta:
Vários problemas no nosso planeta
Explicação:
Muitas espécies de animais estão se tornando extintas, os rios estão poluídos, os solos estão se tornando desérticos e salinificados (o que favorece a erosão) e o El Niño e Niña são ferozes: na primavera já não existem flores e no inverno não se faz frio e nem no verão existem andorinhas. Por quê?
Tudo por conta do chamado desenvolvimento. E para diminuir o remorso criou-se a teoria do desenvolvimento sustentado. E justamente neste final de século, teleguiados por essa teoria do desenvolvimento sustentado, os homens se preocuparam em buscar exatamente este equilíbrio entre o desejado desenvolvimento econômico e a preservação da sadia qualidade de vida. Chega-se ao final do segundo milênio pós-Cristo contabilizando resultados altamente questionáveis. Vejamos:
Evidentemente que os movimentos sociais contra a degradação do meio ambiente vem se articulando de forma crescente, buscando democraticamente a implantação de um novo modelo de cidadania. Pois a defesa destes direitos ambientais une lutas sociais, seja pelo acesso a bens coletivos como a água e o ar (em níveis de qualidade compatíveis), seja pelo acesso a recursos naturais de uso comum necessários à existência de grupos (seringueiros, comunidades indígenas), ou seja, pela garantia de uso público do patrimônio natural (áreas verdes, rios e nascentes).
O problema da degradação ambiental, com certeza, tem amplitude necessária para mover os sentimentos de todo os habitantes deste planeta, pois é transnacional. Pode ser uma bandeira para unir e diminuir o conflito entre as sociedades mais ricas e as mais pobres - embora este cassino internacional e globalizado nem tenha rosto, nem ética e nem moral. É preciso que este problema possa tornar-se plataforma para um exercício de solidariedade.
Essa pequena reflexão (abrangente e ampla) nos leva a uma reflexão de ordem pessoal. Temos que mudar nossa forma de pensar, de sentir, de avaliar e de agir. Somos chamados a fazer uma revolução sob uma inspiração posta sobre princípios mais benevolentes para com a terra e seus filhos e filhas.
Se salvarmos a terra, nos salvaremos. Se nos salvarmos, salvaremos também o planeta.