Respostas
resposta:
Consumismo, agropecuária e carvão. Você sabe o que estas três coisas têm em comum? Todas elas estão diretamente ligadas aos impactos ambientais.
Esse assunto é indispensável no seu plano de estudos para o Enem. Continue lendo e saiba tudo sobre o tema!
O que é impacto ambiental?
Impactos ambientais são as consequências das atividades humanas na natureza. A mineração e a agricultura, por exemplo, são atividades econômicas que alteram o meio ambiente.
Os impactos ambientais afetam o planeta de várias formas e podem fazer estragos irreparáveis. Esses impactos podem ser locais, como a poluição urbana do ar e a poluição do ar em ambientes fechados.
Os impactos também podem ser regionais, como a chuva ácida. Já os impactos globais são o efeito estufa, o desmatamento, a degradação costeira e marinha.
Exemplos de impactos ambientais
As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.
As agressões do ser humano ao meio ambiente ficaram mais intensas depois da Revolução Industrial. Isso aconteceu particularmente no século XX, por causa do grande aumento da população e do consumo nos países industrializados. Por isso, a maior parte dos impactos ambientais são causados pelo homem direta ou indiretamente.
Impactos ambientais causados pela mineração
A mineração é uma atividade de extração de minerais como o carvão, o petróleo e o gás natural. Esses minerais são encontrados em forma natural sólida, líquida ou gasosa.
Os minerais são recursos esgotáveis, ou seja, eles não se renovam naturalmente e tendem a acabar quando há muita exploração. Depois de extraídas, as substâncias minerais são processadas com substâncias químicas, geralmente nocivas para a natureza e isso é feito para que os minerais sejam utilizados na indústria.
Em contra partida, parte dos minerais extraídos é estéril, ou seja, não servem para a indústria. Então esse material é depositado em áreas vizinhas à mina. Assim, os principais impactos ambientais da mineração são:
A poluição da água pelo descarte indevido dos rejeitos da mineração, além de contaminar a fauna e flora aquática;
A poluição do ar a partir da queima de elementos tóxicos;
A poluição sonora das instalações que afetam cidades urbanas;
A subsidência do terreno (afundamento gradativo da superfície da terra);
Rejeitos radioativos.
A mineração de bens da construção civil, como areia, argila e brita, também é uma preocupação, pois existe um alto índice de clandestinidade nessa atividade e os impactos ambientais são grandes: degradação de ambientes de delicado equilíbrio ecológico (dunas e manguezais), alteração de canais naturais de rios e dos aspectos paisagísticos.
Impactos ambientais causados pelas fontes de energia
Os impactos ambientais causados pela obtenção de energia são discutidos mundialmente devido à gravidade da questão. Afinal, a maior parte do mundo é urbana e necessita de energia para funcionar.