Leia o texto abaixo.
Migração interna no Brasil
[...] Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.
A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo [...].
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola, s.d. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2020. Fragmento.
Esse texto descreve fenômenos migratórios no Brasil que estão diretamente relacionados
à criação de leis para a preservação do meio ambiente.
à redução das desigualdades sociais nas grandes cidades.
à reforma agrária que reorganizou a estrutura fundiária rural.
ao aumento dos empregos no setor primário da economia.
ao processo de desenvolvimento industrial do país.
Respostas
Resposta: E) ao processo de desenvolvimento industrial do país.
Explicação:
A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros. Esse fenômeno ocorre através da mecanização das atividades em substituição de algumas funções exercidas pelo homem, proporcionando uma produção em série e em grande escala.
O processo industrial consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofícios de produção dentro de instalações (a fábrica), usando máquinas, energia e trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria que será posta à venda.
Gostou? Marque como a melhor resposta!
Bons estudos!