A Política Nacional de Vigilância em Saúde – Resolução nº 588 (BRASIL, 2018) norteia as responsabilidades e as ações de todas as categorias de vigilância que atuam na melhoria da qualidade de vida da população e na prevenção de riscos à saúde. Sobre a referida resolução é correto o que se afirma em:
a.
A Política Nacional de Vigilância em Saúde – Resolução nº 588 (BRASIL, 2018) tem sua gestão compartilhada entre poder público e entidades privadas.
b.
A Política Nacional de Vigilância é uma política de Estado, portanto não tem necessidade de considerar as peculiaridades dos territórios.
(c.)ESTÁ CORRETA
A Vigilância em Saúde tem finalidade de elaborar o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública.
d.
A coleta de dados, sua consolidação e sua análise não englobam as atribuições da Vigilância em Saúde.
e.
A Política Nacional de Vigilância em Saúde se aplica aos serviços de saúde públicos, sendo excluídos os privados.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
A Vigilância em Saúde tem finalidade de elaborar o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública
Resposta:
Alternativa C
Marquei e acertei!
Explicação:
Art. 2º A Política Nacional de Vigilância em Saúde é uma política pública de Estado e função essencial do SUS, tendo caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios, sendo a sua gestão de responsabilidade exclusiva do poder público.
§1 Entende-se por Vigilância em Saúde o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação,
intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.
§2 A PNVS incide sobre todos os níveis e formas de atenção à saúde, abrangendo todos os serviços de saúde públicos e privados, além de estabelecimentos relacionados à produção e circulação de bens de consumo e tecnologias que, direta ou indiretamente, se relacionem com a
saúde.