No Brasil, em épocas de carência de chuva e consequente diminuição dos níveis de água das represas das hidrelétricas, esses tipos de usinas deixam de trabalhar em seu potencial máximo, necessitando assim da utilização maior das usinas termelétricas. Essa estratégia influencia o consumidor final:
1 ponto
na oferta de energia elétrica.
no custo da energia elétrica.
na oferta de gás natural.
Respostas
respondido por:
0
Oii a resposta é * No custo da energia elétrica *
A falta de chuvas poderá levar ao aumento do uso de usinas termelétricas, significando uma elevação no custo da geração de energia nos próximos meses. A conclusão é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reuniu hoje (8), em Brasília. No entanto, o grupo decidiu, no momento, não acionar usinas térmicas adicionais.
A energia produzida por termelétricas é mais cara do que a gerada pelas hidrelétricas, por exemplo. Quando usinas térmicas mais caras têm que ser usadas para garantir o suprimento de energia para o país, são acionadas as bandeiras tarifárias amarela e vermelha, que significam um adicional na tarifa de energia dos consumidores.
Durante a reunião, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) destacou que não há previsão de fortes chuvas nos próximos 30 dias nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional. Conforme avaliação do ONS, o risco de déficit de energia em 2017 é igual a 0,3% e 0,0%, para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, respectivamente
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás