O principal componente do sal de cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), um composto químico formado há milhões de anos. O sal pode ser encontrado nos mares ou em locais que um dia foram cobertos por suas águas. É largamente empregado na alimentação humana e animal e em todo tipo de indústria: tecidos, metais, plásticos, borracha, produtos químicos etc. A união entre o sódio e cloro forma a substância cloreto de sódio (NaCl). De acordo com essas informações, resolva a questão 1 - Marque a opção que corresponde a explicação para a formação substância sal de cozinha: a) ( ) Ocorre uma ligação química também chamada de atração eletrostática b) ( ) A ligação entre o Na e Cl é feita por compartilhamento de elétrons. c) ( ) Não ocorre nenhuma ligação química entre esses elementos d) ( ) O NaCl formado representa uma molécula
Respostas
Resposta:
Alternativa "A"
Explicação:
A. CORRETA. Para se formar o Cloreto de Sódio, usa-se a Ligação Iônica, que resulta de uma força eletrostática entre cátions e ânions. Neste exercício temos o Cátion Na+ e o Ânion Cl-.
B. INCORRETA. A ligação do Cloreto de Sódio é feita por TRANSFERÊNCIA de elétrons. A ligação feita por COMPARTILHAMENTO de elétrons é a ligação covalente.
C. INCORRETA. Ocorre sim uma ligação química do tipo "ligação iônica".
D. INCORRETA. Para efeito de nomenclatura, a nomenclatura das espécies químicas formadas por Ligações Iônicas é "Aglomerado Iônico" ou "Composto Iônico". Para as formadas por ligações covalentes, aí sim, são chamadas "Moléculas". Cuidado com essa pegadinha... cai muito!
OBSERVAÇÃO: Observe que tanto a alternativa A, quanto a D poderiam estar corretas. A questão não está muito bem formulada, deixando uma brecha, em relação às nomenclaturas. No entando, a que considero mais correta é a A.