Citem e detalhe dois empreedimentos que surgiram de derivação da
ocupação atual. Podem ser exemplos reais ou fictícios.
Respostas
Resposta: Mercado dentro de casa e Monitoramento contra a Covid-19
Monitoramento contra a Covid-19
O Grupo Idealit, empresa integradora de tecnologias da informação (TI), criou o Idealit Life Care, solução que aplica a inteligência de negócios para mapear e identificar a saúde dos colaboradores. A ferramenta será oferecida por meio de plataforma e aplicativo, que poderão ser utilizados por cada colaborador.
Explicação:
Outra startup que viu seu número de clientes se multiplicar rapidamente após a pandemia foi a curitibana Market4u, criada em 2019 com o objetivo de levar um mini-mercado para dentro dos condomínios. A estrutura oferece uma variedade considerável de produtos, que vão desde higiene pessoal, alimentação, bebidas e produtos para o churrasco, incluindo várias opções de carnes. A operação para a compra do produto é feita de maneira totalmente remota pelo cliente via aplicativo, sem a intermediação ou qualquer contato com funcionários. Basta comprar pelo celular e retirar o produto. Os produtos ficam disponíveis 24 horas em um ambiente montado na área comum dos prédios e condomínios. Além de oferecer uma comodidade maior em tempo integral para as compras, o serviço evita que as pessoas precisem se deslocar grandes distâncias até os supermercados, reduzindo ainda o risco de contaminações causadas por aglomerações.
Na primeira fase, a principal funcionalidade será o monitoramento da Covid-19 entre os funcionários, mostrando indicadores de risco de infecção. Com base em informações diárias fornecidas pelos próprios colaboradores em um formulário de autodiagnóstico e um sistema de identificação via RFID, para a localização do usuário e captura da mobilidade, o sistema irá gerar relatórios com gráficos 360º e indicadores gerais e individuais, apontando o risco de infecção de acordo a aproximação dos funcionários. O cruzamento de informações aponta um grau de risco de contaminação na empresa baseado em níveis de classificação estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “É uma solução inovadora, que vai possibilitar a tomada de ações preventivas com agilidade, propiciando mais segurança com precisão de dados”, afirma Rodrigo Pereira, CEO do Grupo Idealit. Caso haja um funcionário com sintomas suspeitos, por exemplo, o sistema emite uma notificação pessoal de alerta. Automaticamente, o mapeamento identifica pessoas que tiveram contato ou estiveram próximas a esse colaborador, gerando um protocolo para a tomada de ações preventivas, como a solicitação de exames e informações de saúde adicionais e até o afastamento do grupo de risco. Segundo Pereira, o programa foi desenvolvido com foco em grandes empresas e indústrias de qualquer segmento, mas pode ser ajustado para instituições de médio porte, como escolas, por exemplo. “Também consideramos o novo cenário corporativo, que prevê a valorização do trabalho remoto, com mais pessoas trabalhando de casa ou com deslocamento reduzido”, afirma. Para isso, a base de dados do Idealit Life Care também monitora a saúde dos colaboradores que estejam atuando fora do ambiente da empresa, levando em conta a rotina desse grupo.