Respostas
Resposta:
A letra revoltada de Cazuza denuncia a desigualdade financeira, as injustiças sociais e o comportamento corrupto da classe política brasileira.
Ela foi criada na transição da ditadura para o regime democrático, quando a população clamava pela implantação do voto direto.
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A festa pobre, referida na canção, remonta ao período do colégio eleitoral montado para a implementação do voto indireto.
De fato, o candidato Tancredo Neves, futuro presidente do Brasil com posse marcada para março de 1985, seria eleito por via indireta, sem a participação da vontade popular. Tancredo morreu antes de tomar posse e quem assumiu o comando do país entre 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990 foi José Sarney.
Vale lembrar que o ano da criação de "Brasil" foi também o ano da criação da Constituição Federal. O documento foi essencial para a consolidação de novas bases para o país após anos de um regime cruel e que se impunha pela força.
Aquilo que a mídia da altura denominou de "festa da democracia" foi rebatizada por Cazuza como a "festa pobre", de modo a demonstrar a sua insatisfação pessoal com o rumo do país. A letra é, portanto, não só uma crítica aos políticos como também uma crítica à mídia.
A letra é muito significativa porque, ao mesmo tempo que celebra os direitos conquistados com a queda da ditadura, demonstra a indignação de ainda não se ter politicamente o futuro que se desejava.
O refrão
Brasil!
Mostra a tua cara
seria impossível ser cantado durante os anos de chumbo da ditadura militar, período marcado pela censura extrema, pelo exílio de artistas e pela tortura e expulsão de intelectuais. Os versos estimulam o povo a deixar o medo para trás e a se expressarem livremente, sem receios de reprimendas.
Explicação:
<3ajudei?