O trecho a seguir é de Marcus Garvey, um dos pais do pan-africanismo. Leia-o com atenção. Somos descendentes de um povo sofrido, Somos os descendentes de um povo deci dido a não mais sofrer [. ]. Não queremos o que pertenceu aos outros, embora os outros sempre tenham procurado privar-nos da quilo que nos pertencia [. ] e é tempo de c os quatrocentos milhões de negros [do mun do] reivindiquem a Africa para si próprios. Leila M. G. Leite Hernandez. A Africa na sala de aula: visita à que história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. P. 145. A) A quem ele se refere quando diz: "Somos os descendentes de um povo decidido a não mais sofrer"? b) 0 que Marcus Garvey quer dizer com: "Não queremos o que pertenceu aos outros, embora os outros sempre tenham procurado privar-nos daquilo que nos pertencia"? c) Em dupla: A proposta de Marcus Garvey era promover o orgulho de ser negro: exigir o re conhecimento dos heróis negros e desenvolver o "povo negro". Debatam, reflitam e.
Respostas
Resposta:
a)Foi criado a companhia de Jesus, e ela combateu queimando os ''protestantes'' vivos. Depois ocorreu a expansão marítima como um dos objetivos propagar a fé cristã.
b)diferença está nos sacramentos, porque são considerados sete no catolicismo e apenas dois no protestantismo. os sacramentos católicos vão desde o nascimento até à morte do fiel: o batismo, a crisma ou confirmação, confissão de pecados, eucaristia ou ceia da comunhão, casamento, ordem ou ordenação, extrema unção.
Explicação:
A - Em sua frase: "Somos os descendentes de um povo decidido a não mais sofrer", Marcus Garvey se refere aos descendentes dos africanos escravizados, que como se sabe, sofreram com o sistema escravista vigente até pelo menos o século XIX, e mesmo com a extinção da escravidão, ainda continuaram à margem da sociedade ao serem vítimas de preconceitos.
B - Marcus se refere a tudo o que foi tirado dos africanos, especialmente suas riquezas minerais que serviram para enriquecer tantos países, e mesmo com a consciência atual de que essa ação foi indevida, nada foi restituído aos mesmo, apesar do esforço humanitário de algumas nações no combate à miséria no continente africano.
C - Sim, Marcus Garvey tem uma proposta ampla em sua fala, ao não apenas conscientizar sobre os malefícios sofridos pelos africanos, mas abrir a visualização desse povo como guerreiro ao manter-se forte e esperançoso mesmo em circunstâncias desfavoráveis.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/12621053
Bons estudos!