• Matéria: Física
  • Autor: kaykyvt
  • Perguntado 3 anos atrás

1-Quais são as formas que o corpo humano controla a sua temperatura ? Dê exemplos e a sua relação com as
formas de propagação de calor(condução ,convecção e irradiação).
2-Por que é muito perigoso colocarmos um objeto muito gelado dentro do óleo fervendo? Explique todos os
detalhes desse fenômeno.

Respostas

respondido por: analiviamello56
1

Resposta 01)

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.

Explicação:

As glândulas sudoríparas também desempenham importante papel na regulação da temperatura do corpo. O suor, ao evaporar-se, tira calor da pele e do sangue que passa por ela. Os pelos exercem um sistema de isolamento exclusivo dos mamíferos, que é análogo às penas das aves.

Exemplo de CONDUÇÃO: É devido à condução que a xícara fica aquecida quando contém um líquido quente e que o cabo da panela esquenta quando ela é colocada no fogão aceso, por exemplo. A xícara fica aquecida quando contém café. O cabo da panela aquece enquanto o alimento é preparado.

Exemplo de CONVECÇÃO: Um exemplo de convecção térmica é quando aquecemos uma panela no fogão. Esse processo cria as correntes de convecção onde a água que está próxima do fogo torna-se menos densa e sobe, enquanto a que está fria torna-se mais densa e desce.

Exemplo de IRRADIAÇÃO: Um  modo de transferência de calor de um corpo mais quente para um mais frio é a irradiação térmica. Além do calor irradiado pelo Sol, vários outros exemplos cotidianos estão relacionados com a irradiação térmica. O calor de uma fogueira ou de uma lareira chega a uma pessoa por meio da irradiação.

Resposta 02)

No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar um objeto gelado, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C.

Detalhes:

sem as reações de combustão, a sociedade como a conhecemos hoje e o conforto que usufruímos não seriam possíveis.  

A combustão é caracterizada por três partes necessárias:

Combustível: material oxidável que é consumido, isto é, reage com o oxigênio, pegando fogo. Os combustíveis podem ser sólidos (carvão, madeira, papel), líquidos (gasolina, etanol e óleo diesel) e gasosos (gás butano, gás metano);

Comburente: geralmente é o oxigênio do ar (O2(g)), que pode estar na forma pura ou misturado com outros gases, como acontece no caso do ar. Se não houver suprimento de oxigênio suficiente no ar, a reação não ocorre. No ar, temos cerca de 20% de O2(g), e o limite para que haja combustão é 9% para o carvão e 16% para os demais combustíveis.

Uma experiência que comprova a veracidade desse fato é quando pegamos uma vela acesa e a tampamos com um copo. Com o passar do tempo, todo O2(g) do ar é consumido e a vela apaga;

Energia (calor): para que a reação de combustão se inicie, é necessária uma fonte de ignição, como uma faísca. Depois que a reação se inicia, a energia liberada na forma de calor providencia a energia necessária para que a reação continue até que todo o combustível ou comburente tornem-se escassos.

Por exemplo, quando fazemos uma fogueira, a madeira usada é o combustível, o oxigênio do ar é o comburente e a fonte de ignição é o fogo que ateamos no início à madeira, que pode ser com um fósforo.

Assim, toda reação de combustão pode ser interrompida se eliminarmos um desses três fatores. Esse princípio é usado em combates a incêndios e é costume representar isso por meio do triângulo de fogo:

Combustível: retirando o material combustível ou removendo a canalização, a fonte de onde está vindo o combustível, a reação cessa.

Comburente: podemos realizar um abafamento, reduzindo a quantidade de O2(g) e acabar com a combustão. Por exemplo, quando uma pessoa está pegando fogo, o ideal é jogar um cobertor sobre a pessoa e jogá-la no chão, acabando com as chamas. Além disso, isso também é feito quando se usa um extintor de CO2(g), espuma ou pó químico.

Energia (calor): podemos realizar o resfriamento do sistema. Isso é feito, por exemplo, quando jogamos água sobre o fogo.

Visto que as reações de combustão liberam energia na forma de calor, elas são designadas como reações exotérmicas.

Existem dois tipos de combustão, a completa e a incompleta, veja os produtos de cada uma:

Combustão completa: Os produtos formados são dióxido de carbono (CO2(g)) e água (H2O(v)). Esse tipo de reação ocorre quando há um suprimento suficiente de oxigênio. No caso da combustão de hidrocarbonetos, ocorrem a ruptura total da cadeia carbônica e a oxidação total dos átomos de carbono. Isso significa que o Nox (número de oxidação dos átomos de carbono) aumenta, atingindo o valor máximo.

Perguntas similares