Respostas
Resposta:
Mongóis, persas, romanos, egípcios e chineses: todos eles comandaram vastos territórios e sangrentos exércitos. Entenda o que é necessário para determinar qual desses foi o mais poderoso
Do khanato ao shahnato, muitas foram as formas de chamar os grandes estados dominadores, que em geral recordamos pelo termo romano, “império”. Na Antiguidade, foram muitos os que dominaram vastas regiões pelo mundo: destacam-se Suméria, Acádia, Babilônia, Assíria (Mesopotâmia), Fenícia, Hititas (Oriente Médio), Elam, Aquemênida, Partas, Média (Pérsia), Egito, Kerma, Mali (África), Indus, Shunga (Índia), China (Ásia), Macedônia, Roma, Selêucidas (Europa), Mongólia, Xiongnu (Estepes centrais), entre outros.
A título de precisão, partiremos do conceito de império estabelecido pela antropóloga Carla M. Sinopoli em seu artigo, "A Arqueologia dos Impérios", de 1994. De acordo com a estudiosa, trata-se de um "tipo de estado territorial e expansivo e incorporador, envolvendo relações nas quais um estado exerce controle sobre outras entidades sociopolíticas... As diversas políticas e comunidades que constituem um império geralmente mantêm algum grau de autonomia”. Diante de tamanha gama de diferentes impérios, pensar em um mais poderoso exige um ponderado balanceamento.
“Ao comparar diferentes impérios, os historiadores enxergam que o processo de crescimento teve algumas semelhanças e algumas diferenças entre os impérios. O Império Persa Aquemênida sob Ciro, o Grande, cresceu substancialmente em menos de 30 anos e atingiu sua maior extensão em 75 anos. A República Romana foi fundada no século 6 a.C., mas o Império Romano não alcançou sua maior extensão até 117 d.C.”, afirma Steven Schroeder em "Comparando a Ascensão e Queda dos Impérios", artigo para a Khan Academy.
Explicação:
ESPERO TER TE AJUDADO BGS !!! ( > :
Resposta:
Roma
Explicação:
confia