Respostas
Resposta:
om o corpo, a gente pode produzir diversos tipos de sons (voluntários, involuntários, intensos, sutis, graves, médios, agudos, etc) e, se listarmos os diferentes timbres que fazem parte do nosso dia-dia, além da voz usada na fala, podemos lembrar também de outros: ronco, palma, assobio, estalo de dedo, respiração, espirro, soluço, arroto, etc.
Ao falar sobre os sons do corpo, geralmente, não temos noção da infinita variedade sonora que o corpo é capaz de produzir. Pensar neles pode até ser engraçado, porque, no senso comum, quando fala-se em sons do corpo, podemos pensar nos sons “inapropriados” ou sons que dão margem a piadas. Isso acontece, pelo pouco desenvolvimento da nossa reflexão sobre este potencial sonoro do corpo, inclusive, porque alguns sons estão tão incorporados que chega a ser difícil identificá-los.
Pare pra pensar: quantos tipos de som o seu corpo produz? Conforme refletimos, vamos lembrando, aos poucos, dos muitos sons que já produzimos sem perceber.
Além dos sons que a gente nem percebe, existem também aqueles que até chegamos a perceber um dia, geralmente quando crianças, mas quando adultos já não usamos mais. O que parece acontecer durante o nosso crescimento é que somos mais estimulados a usar certos tipos de sons e desencorajados a usar outros. Isso acontece, não só porque existem sons considerados culturalmente apropriados e inapropriados, mas também porque estipulam-se certos sons como padrão na comunicação sonora, por exemplo a voz na fala (comunicação verbal).
Explicação: