Respostas
1- Grandes discursos podem mudar os caminhos da história e também influenciar populações inteiras. Um dos primeiros e mais poderosos discursos foi o de Alexandre, o Grande, que usou técnicas de oratória aprendidas com o filósofo Aristóteles para encorajar os seus soldados a lutar novamente na Índia, mesmo após a conquista de parte do território grego. Realizar um discurso é um momento de muita responsabilidade, já que pode iniciar ou cessar guerras, acalmar corações ou despertar o ódio.
2- Eleito o 26º presidente dos Estados Unidos em 1901, o republicano Theodore Roosevelt realizou um discurso memorável na Universidade de Sorbonne, em Paris, no dia 23 de abril de 1910, um ano após deixar o cargo da presidência. Sua passagem pela universidade francesa fez parte de uma viagem à Europa, onde Roosevelt participou de uma série de eventos.
3- A Índia esteve sob a dominação da coroa britânica por quase um século e, durante a 2ª Guerra Mundial, uma das personalidades que lutou para mudar esse cenário foi o ativista Mahatma Gandhi. O famoso líder indiano lançou o movimento “Quit India” em 8 de agosto de 1942; ali, ele fez um protesto exigindo o fim da dominação britânica. Publicamente, Gandhi fez um discurso chamado “Do or Die” (Faça ou Morra, em português), no parque Gowalia Tank Maidan, no centro de Mumbai, onde compartilhou as táticas de desobediência civil sem violência desenvolvidas por ele. Apesar da conquista indiana pela independência, pouco tempo após o discurso de Gandhi, os ingleses agiram e grande parte dos líderes do Congresso Nacional Indiano foi presa sem julgamentos.
4-Pastor e ativista político, o norte-americano Martin Luther King Jr. foi um dos organizadores da “Marcha de Washington por Empregos e Liberdade”, em 28 de agosto de 1963. A marcha foi um fato decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Ele também foi o responsável pelo famoso discurso “I Have a Dream” (Eu Tenho um Sonho), feito nos degraus do Lincoln Memorial diante de 200 mil pessoas. Nesse momento, o ativista falou sobre a necessidade da harmonia e da união entre negros e brancos. Em um dos trechos mais marcantes de sua fala, Luther King disse: “Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação que não os julgará pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.