• Matéria: História
  • Autor: jhonst0013
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Explique o que foram as capitanias hereditárias.

2. O que foi o governo Geral ?

3. O que foram as Sesmarias ?

4. Como ocorreram os escambos no Brasil colônia?

5. Qual a importância do pau-brasil para a economia portuguesa?

6. Como eram os engenhos e o processo de produção da cana de açúcar?

7. Quais eram os principais interesses em torno do tráfico de africanos?

8. Como eram os navios negreiros ou tumbeiros?

9. Como era o tratamento dispensado aos africanos que foram escravizados no Brasil?

10. Quais as principais formas de resistência a escravidão feita pelos africanos e seus descendentes?

Respostas

respondido por: KNZINXL333
1

Resposta:

1• As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.

2•O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. O primeiro governador-geral nomeado por Portugal foi Tomé de Sousa. Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador.

3•Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens. ... Iniciada com a constituição das capitanias hereditárias em 1534, a concessão de sesmarias foi abolida apenas quando houve o processo de independência, em 1822.

4•No período pré-colonial a economia baseava-se na exploração do pau-brasil. ... Portanto, essa era a atividade econômica da época. Para cortar a madeira, os portugueses davam aos índios objetos como: quinquilharias, metais, espelhos, colares, entre outros. Na história chama-se essa troca de escambo.

5•A importância do pau-brasil na economia colonial esteve no fato de que sua exploração foi a primeira prática comercial propriamente dita do Brasil. ... Portugal outorgava a alguns exploradores a possibilidade de monopolizar o comércio de pau-brasil.

6•Primeiro, as canas eram cultivadas em grandes extensões de terra (latifúndios), depois colhidas e levadas para a moenda, local em que era produzido caldo de cana. Após esse processo, o produto era levado para as caldeiras e, em seguida, para a fornalha.

7•O tráfico ultramarino de africanos, com o objetivo de escravizá-los, tem relação direta com a necessidade permanente de trabalhadores nos engenhos e também com a diminuição da população de indígenas.

8•O navio negreiro – ou “tumbeiro” – foi o tipo de cargueiro usado para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na América. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo negros se metiam no “infame comércio”. Os traficados eram, na maioria, meninos e jovens de 8 a 25 anos.

9•Tratados como uma mercadoria, negociados de feira em feira, aprisionados em barracões e em porões de navios negreiros, esses indivíduos sofriam com a fome, com a sede e com as inúmeras doenças que contraíam, devido à subnutrição e às péssimas condições de higiene nas quais eram obrigados a viver.

10•Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos. Também havia a capoeira, que era considerada uma forma de resistência, diferente do fenômeno urbano do século 19.

Explicação:

espero ter ajudado,bons estudos!


KNZINXL333: se puder por como melhor resposta agradeço
respondido por: albianecardoso635
0

Explicação:

1. Explique o que foram as capitanias hereditárias.

1. Explique o que foram as capitanias hereditárias.2. O que foi o governo Geral ?

Gverno-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado.

3. O que foram as Sesmarias ?

Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, emnome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens. ... Iniciada com a constituição das capitanias hereditárias em 1534, a concessão de sesmarias foi abolida apenas quando houve o processo de independência, em 1822

4. Como ocorreram os escambos no Brasil Colônia

Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil. ... O trabalho decorrente do corte e do transporte da madeira feito pelos índios era “pago” com utensílios de pouco valor para os colonizadores.

5. Qual a importância do pau-brasil para a economia portuguesa?

A importância do pau-brasil na economia colonial esteve no fato de qe sua exploração foi a primeira prática comercial propriamente dita do Brasil. ... Portugal outorgava a alguns exploradores a possibilidade de monopolizar o comércio de pau-brasil

6. Como eram os engenhos e o processo de produção da cana de açúcar?

Para que o caule da cana fosse transformado no açúcar a serconsumido em diferentes partes da Europa, era necessário que várias instalações fossem construídas. Mais conhecidos como engenhos, tais localidades eram compostas por uma moenda, uma casa das caldeiras e das fornalhas e a casa de purgar

7. Quais eram os principais interesses em torno do tráfico de africanos?

tráfico negreiro foi responsável por trazer, forçadamente, cerca de 11 ilhões de pessoas africanas para a América. As razões para a implantação da escravidão de africanos aqui foi a escassez de mão de obra indígena aliada aos interesses metropolitanos em desenvolver o comércio ultramarino

8. Como eram os navios negreiros ou tumbeiros?

Os navios negreiros que transportavam africanos até o Brasil eram chamados de tumbeiros, porque grande parte dos negros, amontoados nos porões, morria durante a viagem. ... Os escravos africanos eram, de forma geral, bastante explorados e maltratados e, em média, não aguentavam trabalhar mais do que dez anos

9.Como era o tratamento dispensado aos africanos que foram escravizados no Brasil?

Os escravos domésticos tinham roupas melhores e contato direto com o senhor e sua família. Os escravos urbanos trabalhavam em diferentes ofícios. A violência era algo rotineiro na vida dos escravos, e o tratamento violento dedicado a eles tinha o intuito de incutir-lhes temor de seus senhores.

10. Quais as principais formas de resistência a escravidão feita pelos africanos e seus descendentes?

Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos. Também havia a capoeira, que era considerada uma forma de resistência, diferente do fenômeno urbano do século 19.

marcar melhor resposta pôr favor ❤️

Perguntas similares