Você estudou que dominar a fala e a escrita amplia as oportunidades de comunicação e relacionamento na vida e no contexto organizacional. Com base nesses conhecimentos, analise a situação a seguir.
O ano é 1961 e o Savage de 5 anos de idade está interpretando o anjo Gabriel na peça da escola. Ele tinha apenas uma fala: “venham aqui, pequenos anjos”. Mal sabia ele na época, mas o medo e a ansiedade daquele momento o acompanhariam durante toda a sua carreira inteira. “Eu só lembro de pensar que não conseguia fazer aquilo, ‘eu não consigo falar diante de todas essas pessoas’“, Savage lembra. “Eu estava completamente tremendo quando a cortina subiu. Minha voz tremia e eu fiquei olhando para o chão. Depois disso eu evitei qualquer situação em que precisava falar em público”.
Depois da escola, ele se tornou um farmacêutico, atraído pela segurança da tela de vidro que separava ele de seus clientes. Em 2000, ele foi convidado a dar um treinamento para a rede de farmácias em que trabalhava. “Em vez de simplesmente trabalhar com as pessoas na minha própria farmácia, agora eu tinha a
oportunidade de ajudar a desenvolver equipes em 400 farmácias. E eu pensei ‘bem, isso vai ser ótimo’... Até eu lembrar do meu bloqueio”. [...]
Considerando o trecho e seus estudos, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma reunião de trabalho, muitas vezes, o receio de falar, ocasionado pela insegurança com a linguagem, pode inibir o profissional de expressar suas ideias, limitando suas perspectivas. Sendo assim, o desenvolvimento da linguagem é crucial a todas as pessoas, sobretudo àquelas que querem se destacar nas organizações.
II. Os conhecimentos e habilidades técnicas são fundamentais ao bom profissional, no entanto, o mercado de trabalho também exige cada vez mais pessoas que conseguem interpretar textos e situações e se expressarem com clareza. Essas habilidades colaboram sobremaneira para o engajamento de todos e para a fluidez nas interações organizacionais.
III. Expor as ideias de forma clara é imprescindível às pessoas que querem ser compreendidas e que querem convencer o interlocutor de que estão certas. A forma como a pessoa expõe o fluxo de seu pensamento, de seu raciocínio e que exemplificam e argumentam acerca do que estão dizendo é fator crucial para a defesa de suas convicções.
IV. Nas organizações, valoriza-se apenas os conhecimentos e as habilidades técnicas específicas do exercício profissional. A comunicação é um pormenor, haja vista, que, nas empresas, a interação entre as pessoas pouco contribui com o planejamento e com o desenvolvimento de projetos e processos. Problemas de comunicação repercutem minimamente no cotidiano organizacional.
Está correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III, apenas.
Respostas
Resposta:
Está correta: I, II e III, apenas
Explicação:
Corrigida pelo AVA e a IV está incorreta, pois o mercado de trabalho cada vez mais exige e valoriza a comunicação dos seus profissionais, tornando a comunicação algo importante nas empresas.
O domínio da fala, assim como da escrita, tornou-se mandatório para a comunicação dentro das organizações, como formas de se manter a harmonia entre os colaboradores, assim como o cenário externo (I, II e III estão corretas).
Importância da Comunicação no Ambiente Organizacional
O ambiente organizacional tornou-se mais interativo, em virtude do novo cenário corporativo, que envolve cada vez mais pessoas.
Por conta disso, o domínio da fala e escrita tornou-se mandatório, no sentido de que as competências socioemocionais e desenvolvimento da linguagem tornam-se pré-requisitos, a fim de se gerar uma imagem corporativa mais saudável.
Mais sobre comunicação e ambiente organizacional: brainly.com.br/tarefa/25002782