Será que podemos apostar em um futuro diferente para as nossas cidades? Como você imagina as nossas cidades daqui a 30 anos?
Respostas
Resposta:
Sim, podemos. Considerando que atualmente as questões de relação do homem com o meio ambiente residem no foco das preocupações das gerações futuras, não é impossível atribuir intenções de mudanças. A questão do aquecimento global, amplamente discutida pela comunidade científica internacional, é de fato uma realidade que já se faz presente em nossas vidas, seja pela seca e escassez de chuvas em determinadas regiões, seja pelo excesso em outras, enfim, são de fato indícios que algo preciso ser mudado neste relação entre homem x natureza. As nossas cidades são então o primeiro elo desta relação, pois é aonde a maioria da população se concentra e sente os efeitos desta relação desajustada com a natureza. Existe, portanto, uma grande preocupação com esta questão, que certamente nos conduz a uma importante expectativa de um futuro diferente para as nossas cidades. Podemos imaginar as nossas cidades daqui a 30 anos com muitas inovações e adaptações à esta nova realidade climática. Obras de infraestrutura capazes de evitar enchentes e alagamentos já estão inclusive sendo implementadas. A questão da coleta seletiva de lixo também já é uma realidade presente em nosso cotidiano.
Muitas cidades estão avançando nas legislações ambientais, de modo a preservar o nosso estilo de vida ou então amenizar os impactos para as gerações futuras.
Explicação: