ALGUÉM ME AJUDA!!! PFV
Texto
Alunos enfrentam falta de recursos tecnológicos e desafios de saúde emocional na pandemia
Os desafios socioeconômicos ligados, principalmente, à desigualdade de oportunidades de aprendizagem e de acesso ao ambiente escolar são as principais barreiras encontradas na educação atual brasileira. A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo inteiro de surpresa, acentuou essa problemática e impôs desafios ainda mais urgentes.
As dificuldades de estudantes e profissionais da educação durante a quarentena têm sido incontáveis. Além da falta de recursos tecnológicos e da ausência de estrutura para continuidade das aulas, muitos alunos enfrentam, também, problemas de saúde emocional.
Rosângela Mercês, de 31 anos, já estava desempregada quando as escolas foram fechadas em março de 2020 para conter a disseminação do novo coronavírus. Ela mora com o marido e os quatro filhos no Sítio Belenga, na zona rural de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A rua onde mora não é calçada, não tem sinalização e o sinal da internet não funciona bem.
Uma combinação de problemas fez com que Rosângela passasse sufoco para ter internet em casa. “Lugar de difícil acesso. Primeiro, tivemos que limpar o caminho, abrir a estrada, não tinha caixa por perto. Na época, cobraram R$ 350 para colocar internet. Mas aí eu fiz tudo e coloquei. Depois, foi outro aprendizado: lidar com a internet que eu não sabia", diz.
Sem uma renda para comprar smartphone ou computador, ela e os quatro filhos - Alexandra, de 5 anos, Jakson, de 7 anos, Júlia, de 10 anos, e Maria Eduarda, de 12 anos - precisam estudar e se revezam com apenas um aparelho eletrônico: o celular, que já é antigo e não tem sido o bastante para dar conta das aulas.
Mesmo assim, Rosângela afirma fazer o que pode para garantir a educação dos filhos. Ela adaptou o lar e a rotina. O quarto das duas filhas mais velhas virou a sala de aula. E a sala virou o espaço de estudo dos dois filhos mais novos. O ensino remoto escancara a desigualdade e as dificuldades enfrentadas pela família. Para a filha mais velha de Rosângela, algumas dúvidas o professor não consegue esclarecer por conta de dificuldade na internet.
01) Qual o tipo de texto predominante?
02) Qual o seu gênero textual?
03) Qual o assunto?
04) Qual o tema?
05) Analise morfossintaticamente o seguinte período: "As dificuldades de estudantes e profissionais de educação durante a quarentena têm sido incontáveis".
julianafelix2607:
Se só responder uma já me ajudou muito
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
1) é um texto narrativo que conta a história da Rosângela, podemos notar que existe um narrador que introduz a fala da personagem.
2) Reportagem
3) As dificuldades dos estudantes em estudar na pandemia
4) Tema: "Alunos enfrentam falta de recursos tecnológicos e desafios de
saúde emocional na pandemia"
respondido por:
2
Resposta:
05)
SUJEITO:
"As dificuldades de estudantes e profissionais de educação durante a pandemia..."
NÚCLEO DO SUJEITO
"As dificuldades"
VERBO DE LIGAÇÃO
"sido"
Nesse caso o verbo principal é o verbo ser que está conjugado no particípio, por isso a presença do verbo ter, formando a locução verbal "têm sido"
PREDICATIVO DO SUJEITO
"incontáveis"
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás