Respostas
Resposta:
A fáscia transversal separa a parede abdominal anterior da gordura extraperitoneal. ... Acima da linha arqueada, a camada anterior é formada pela aponeurose dos oblíquos interno e externo, enquanto a camada posterior é formada pela aponeurose dos músculos oblíquo interno e transverso do abdômen.
Explicação:
bons estudos ⭐❤️
Resposta:
Explicação:
A parede abdominal circunda a cavidade abdominal, funcionando como uma cobertura flexível e protegendo os órgãos internos de danos. Ela é limitada superiormente pelo processo xifóide e margens costais, posteriormente pela coluna vertebral e inferiormente pelos ossos pélvicos e ligamento inguinal.
A parede abdominal pode ser dividida em duas partes: paredes abdominais anterolateral e posterior. Essa complexa estrutura é formada por várias camadas, de superficial para profunda: pele, fáscia superficial, músculos e suas respectivas fáscias e peritônio.
Fatos importantes sobre a parede abdominal
Camadas da parede abdominal De superficial para profundo:
- Pele
- Fáscia superficial
- Músculos
- Fáscia transversal
- Gordura extraperitoneal (fáscia extraperitoneal)
- Peritôneo
Funções Proteção dos órgãos abdominais internos
Estabilização e rotação do tronco
Aumento da pressão intra-abdominal (que ocorre na tosse, defecação, vômito)
Músculos da parede abdominal anterolateral Músculo oblíquo externo do abdome
Músculo oblíquo interno do abdome
Músculo transverso do abdome
Músculo reto abdominal
Músculo piramidal
Músculos da parede abdominal posterior Músculo psoas maior
Músculo ilíaco
Músculo quadrado lombar
Músculo psoas menor
A propósito, você sabia que – tecnicamente falando – cada um de nós tem um abdômen em tanquinho? Eles são formados pelas intersecções tendíneas dos retos abdominais, um músculo tímido que normalmente se esconde atrás de uma camada gordurosa da fáscia de Camper e, por isso, é invisível na maioria das pessoas. Leia sobre essas e outras estruturas da parede abdominal no artigo a seguir.