• Matéria: Inglês
  • Autor: brunaellenn4
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma frase afirmativa é composta por sujeito + verbo principal + complemento da frase. Exemplo: You have a smartphone. * 2 pontos ​

Respostas

respondido por: HeyLobinha
0

No inglês, o tempo verbal conhecido como simple present é usado para indicar algo que ocorre com frequência, um hábito ou fatos. Como o nome sugere, o simple present expressa esses acontecimentos conforme eles ocorrem no presente, ou seja, uma verdade, hábito ou fato que acontece no tempo presente.

As formas e regras do simple present

Assim como dito anteriormente, esse tempo verbal indica fatos que ocorrem no presente. No simple present, o verbo é escrito na sua forma infinitiva, porém sem o to. Quando usado na terceira pessoa do singular (she, he, it), acrescentamos s ou es ao final dos verbos. Esse tempo verbal, assim como os outros, apresenta forma afirmativa, negativa e interrogativa.

Forma afirmativa

A forma afirmativa desse tempo verbal é escrita como a forma base do verbo em questão, sendo que, na terceira pessoa do singular (she, he, it), acrescentamos s ao final do verbo

“He goes home by bike.”

Ele vai para casa de bicicleta.

Quando usamos palavras terminadas em ch, sh, x, o, s, z, acrescentamos es no caso da terceira pessoa do singular.

“She studies everyday.”

Ela estuda todos os dias.

Ao usar verbos terminados em y precedido por uma consoante, no caso da terceira pessoa do singular, substituímos o y por ies.

Forma negativa

A forma negativa do simple present é formada pela adição do verbo modal do ou does (no caso da terceira pessoa do singular – he, she, it) junto ao advérbio not, podendo ser contraído como don’t ou doesn’t. Dessa forma, se o verbo for usado na terceira pessoa do singular na forma negativa, não acrescentamos o s ou es, pois já está indicado no doesn’t.

“I don’t play basketball.”

Eu não jogo basquete.

Assim, como é possível observar no exemplo, a frase negativa é formada por: sujeito + don’t/doesn’t + verbo principal + complemento.

“My phone doesn’t work.”

Meu telefone não funciona.

Aqui, podemos ver a forma negativa na terceira pessoa do singular e, assim como foi dito, o fato de que o verbo principal não recebe s ao final por causa do doesn’t.

Forma interrogativa

A forma interrogativa também leva o verbo modal do ou does, porém sem o advérbio not. Contudo, também podemos usar o verbo to be para formar perguntas, sendo que ele vai no início da frase interrogativa. Nesse caso, o verbo modal aparece da seguinte maneira: do/does + sujeito + complemento ou verbo to be + sujeito + complemento. Veja os exemplos abaixo:

“What does she do?”

O que ela faz?

Essa frase é uma maneira de perguntar sobre a ocupação de alguém. Nesse caso, usamos uma question word, ou seja, uma palavra usada para criar uma pergunta. Essas palavras são: what, who, when, where, why, which, how.

“Are you okay?”

Você está bem?

Nas perguntas, a ordem das frases se inverte, ou seja, o verbo precede o sujeito, diferentemente de frases afirmativas ou negativas.

Resumindo: quando conjugamos os verbos do simple present na terceira pessoa do singular, acrescentamos s ou es ao final deles. No caso de frases negativas, usamos don’t ou doesn’t para indicar o negativo e, em frases interrogativas, podemos usar do ou does, questions words ou o verbo to be no início das perguntas.

Simple present x Present continuous

Assim como no português, os tempos verbais apresentam variáveis no inglês. Por isso, muitas dessas formas podem causar dúvidas quanto às suas diferenças e usos. Enquanto o simple present é usado para expressar fatos, hábitos e ações frequentes, o present continuous se refere a ações que estão acontecendo no momento da fala (sujeito + verbo to be + verbo principal com ing + complemento, na forma afirmativa). Veja exemplos:

“I read a lot of books.” (simple present)

Eu leio muitos livros.

No simple present, essa frase indica que a pessoa tem um hábito constante de sempre ler muitos livros.

“I am reading a lot of books.” (present continuous)

Eu estou lendo muitos livros.

Como essa frase está no present continuous, ela indica que, no momento exato da fala, a pessoa está lendo muitos livros, sendo que esse não é necessariamente um hábito.

“He doesn’t talk a lot.” (simple present)

Ele não fala muito

Assim como foi dito anteriormente, na forma negativa do simple present (com exceção do caso do verbo to be), usamos don’t ou doesn’t.

“He isn’t talking a lot.” (present continuous)

Ele não está falando muito.

A forma negativa do present continuous é formada pelo acréscimo do advérbio not depois do verbo to be.

Enfim, apesar de ambos os tempos verbais serem do presente, o simple present indica hábitos, fatos e ações frequentes, enquanto o present continuous expressa ações ocorrendo no momento da fala.

Conseguiu entender como usar o simple present e todas as suas formas? Agora, teste o seu conhecimento com exercícios e não deixe de tirar também todas as suas dúvidas sobre o present continuous^^

Abraços

Perguntas similares