• Matéria: Ed. Física
  • Autor: gilliardksantos
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma definição clássica do conhecimento, aceita ainda hoje, foi desenvolvida por Sócrates, e aparece em diferentes diálogos de Platão. O conhecimento seria uma opinião verdadeira justificada (NETA; PRITCHARD, 2009). Com base nas condições de como definir conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: AYER, A. J. The right to be true. In: NETA, R., PRITCHARD, D. Arguing about knowledge. London: Routledge, 2009.

A) Primeiro: saber que o que é dito é verdade. - Segundo: ter certeza sobre isso. - Terceiro: que se deve ter o direito de ter certeza.

B) Primeiro: saber que o que é dito é verdade. - Segundo: que se deve ter o direito de ter certeza. - Terceiro: ter certeza sobre isso.

C) Primeiro: ter certeza sobre isso. - Segundo: saber que o que é dito é verdade. - Terceiro: que se deve ter o direito de ter certeza.

D) Primeiro: que se deve ter o direito de ter certeza - Segundo: ter certeza sobre isso - Terceiro: saber que o que é dito é verdade.

Respostas

respondido por: natalmarcel
49

Resposta:

LETRA A

Explicação:

CONFORME PÁGINA 4 DO MATERIAL DIDÁTICO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA.

respondido por: tiagocicilio
10

A alternativa correta sobre a teoria do conhecimento de Sócrates é a letra "C": 1º - ter certeza sobre isso; 2º - saber que o que é dito é verdade; 3º - que se deve ter o direito de ter certeza.

Para descobrir a resposta, precisamos compreender a terceira concepção de conhecimento de Sócrates apresentada em seu provocativo diálogo com Teeteto.

O conhecimento como opinião verdadeira acrescida de um logos ou justificação

Neste espetacular diálogo, Sócrates explora a definição de conhecimento a partir de três conceitos: conhecimento como sensação, como opinião verdadeira e como opinião verdadeira acrescida de um logos ou justificação.

A última concepção preconiza que para uma pessoa ter conhecimento é necessário três elementos:

  1. uma crença, a certeza sobre algo, depende tão somente do estado psicológico;
  2. este algo deve ser verdadeiro, deve estar na realidade factual, ou seja, saber que o que é dito é verdade;
  3. além disto, deve-se ter o direito de ter certeza, uma cresça verdadeira com uma justificativa, uma comprovação inequívoca.

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