A quebra do amido não se encerra na boca pela ação da amilase salivar. O processo de digestão química desse carboidrato prossegue no duodeno, pela ação de outra amilase.
Essa outra enzima é secretada pelo
A) íleo.
B) fígado.
C) jejuno.
D) pâncreas.
Respostas
Resposta:
jejuno
Explicação:
No estômago, o alimento sofre a ação de enzimas e do ácido clorídrico
Quando no estômago, o bolo alimentar sofre ação do suco gástrico, uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas digestivas. O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago. O ácido clorídrico tem um pH extremamente ácido, atua na desnaturação das proteínas (facilitando sua digestão), facilita a absorção de cálcio e ferro pelo organismo e destrói milhares de bactérias.
A pepsina é a principal enzima que ocorre no suco gástrico. Essa enzima é secretada por células na forma de pepsinogênio. Quando sofre a ação do ácido clorídrico, transforma-se em pepsina e começa a atuar, digerindo proteínas e quebrando as ligações peptídicas entre alguns aminoácidos.
Mas não é só a pepsina que está presente no suco gástrico. A lipase, enzima que quebra lipídeos; e a renina, que atua na coagulação da caseína (proteína do leite), também estão presentes no ácido clorídrico. A renina é produzida em grande quantidade no estômago de bebês e crianças, sendo pouco produzida pelo estômago de adultos. Parte da água e dos sais, alguns medicamentos e o álcool também são absorvidos no estômago.
Depois de permanecer no estômago de 2 a 4 horas, o alimento se torna uma massa semilíquida e acidificada, que passa a ser chamada de quimo
oq é jejuno?
jejuno é a parte central do intestino delgado e o íleo, a porção final que se comunica com o intestino grosso. E é lá, no intestino delgado, que é absorvida a maior parte dos nutrientes que ingerimos.
espero ter ajudado tenha bons estudos
Resposta:
Pâncreas.
Explicação:
No intestino delgado, mais precisamente no duodeno, é retomada a digestão do amido, agora pela ação da amilase pancreática, enzima secretada pelo pâncreas e que, juntamente com proteases e lipases, constitui o suco pancreático.