• Matéria: Química
  • Autor: francoerick791
  • Perguntado 3 anos atrás

A sigla pH significa potencial (ou potência) hidrogeniônico e indica o teor de íons hidrônio (H3O+(aq)) livres por unidade de volume da solução. Quanto mais hidrônios houver no meio, mais ácida será a solução. Por consequência, podemos dizer que quanto mais íons OH-(aq) houver no meio, mais básica ou alcalina será a solução. Em uma solução aquosa, sempre há esses dois íons (H3O+ e OH-), pois a própria água sofre uma autoionização. Veja: 2 H2O ↔ H3O+ e OH- Assim, para ser ácida, uma solução deve ter uma concentração maior de cátions H3O+ do que de OH- livres em seu meio, e o contrário ocorre com as soluções básicas. Ácidas:[H3O+>[OH-] Básicas: [H3O+] < [OH-] Após observar a tabela de pH, podemos concluir que:
a) Substâncias básicas como a soda, amônia e água sanitária tem um pH baixíssimo.
b) A água da chuva e a da torneira tem pH 7, sendo consideradas neutras.
c) Substâncias com pH abaixo de 7 são ácidas e quanto menor o pH mais ácida é a solução. d) Substâncias alcalinas (básicas), como a água sanitária, são consideradas bases fracas. ​

Respostas

respondido por: Theochem
0

Resposta:

Alternativa C.

Explicação:

A) Quanto menor o pH, ou seja, quanto mais próximo de zero, maior é o pH (alta concentração de íons H+); soda e amônia são sim bases, porém com pH alto.

B) A água da chuva costuma ser relativamente ácida, devido reações com gases que ocorre na atmosfera (+- 5.5), enquanto a água da torneira é discretamente basica (7.3+-).

C) Verdadeira.

D) A água sanitária, tem um nome químico: Hipoclorito de sódio. Seu pH é entre 11,5 e 13,5, logo, em termos estritos não é uma base fraca. Além disso, ao se dissociar em água (H2O) ela formará um ácido fraco e uma base forte: ácido hipocloroso e hidróxido de sódio, respectivamente!

Espero ter ajudado ;)

Perguntas similares