Leia os textos abaixo:
Texto I:
“Em trabalho recente (Gatti, 2002) questionávamos se haveria um papel social para a consistência metodológica. Avançamos a hipótese de que os resultados de pesquisa, na sua disseminação pelo social, têm alguma relação com os métodos de trabalho dos pesquisadores, a partir da credibilidade que venham a ter nos meios acadêmicos. Claro que esta disseminação é seletiva, desigual e dependente dos jogos de forças sociais em determinado momento. Mas, estudos frágeis metodologicamente parecem não ter muita ressonância social. Seu trajeto é curto. É como se houvesse uma certa sensibilidade social ao que é mais rigoroso, o mais rigoroso sendo também mais vigoroso. Mais vigoroso porque em seus consequentes – por exemplo, impactos nos sistemas escolares, em redes, ou salas de aula – mostram-se mais duradouros, pois seus frutos nas políticas e práticas educacionais servem de avaliação para a consistência de seus resultados. Historicamente observa-se que estudos para serem tomados como conhecimento relevante e ter penetração social, mais amplamente, ou regional ou localmente, precisam carregar em si um certo tipo de possibilidade de abrangência, com aderência ao real, tocando de forma inequívoca, não ambígua, vaga ou arbitrária, em pontos críticos do concreto educacional vivido. Há pesquisas "politicamente interessantes" ante certos grupos, mas que mostram fôlego curto face aos desafios do mundo da educação em seus diferentes setores e níveis”.
Texto II:
“Realizar pesquisa é, portanto, uma busca intencionada, realizada com suporte metodológico, fundamentação teórica e em estreita articulação com a problemática presente no real, além de muito cuidado crítico. Exige, acima de tudo, um profundo compromisso social, que deve se manifestar desde a escolha cuidadosa do tema a ser estudado, passa pelo estudo rigoroso de suas manifestações e culmina na destinação social do conhecimento produzido. Só assim será possível continuarmos a produzir análises e proposições que desvendem os impasses históricos, causadores de injustiças e de atraso na vida pessoal de inúmeras parcelas de brasileiros e da vida do país como um todo. Só assim será possível produzirmos conhecimentos capazes de iluminar os fenômenos sociais que nos desafiam cotidianamente”.
A pesquisa em Educação se favorece da diversidade de áreas que a compõem. Considerando os excertos, avalie as afirmações abaixo:
I. A pesquisa em Educação contempla diferentes áreas do conhecimento e tem a área da cultura como suporte para compreensão dos processos escolares.
II. A pesquisa em Educação deve trabalhar com temas atuais como Meio Ambiente, com o intuito de transformar a mentalidade dos alunos.
III. A pesquisa em Educação deve estar voltada às áreas do conhecimento que a integram.
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
l e lll, apenas
Explicação:
l e lll eu acho
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás