Leia o texto.
Paralelamente à consolidação da sociedade escravista, existiram inúmeras formas de resistência à escravidão. A mais conhecida era a fuga dos cativos para o mato, onde formavam os quilombos - comunidades isoladas de negros escravizados, que podiam reunir centenas deles em condição de liberdade. Além da fuga individual ou em grupo, eles também sabotavam a produção, quebravam equipamentos, matavam o senhor ou seu feitor e até suicidavam-se. Todas eram formas legitimas de lutar contra a imposição do cativeiro. Qual o assunto central do texto? *
a. As várias formas de resistência exclusivamente dos povos indígenas à escravização.
b. A formação de uma ampla rede de assistência e apoio mútuo a todos os povos explorados no Brasil Colônia.
c. A perseguição intensa e castigo exemplar de Portugal a todos que questionassem seu domínio sobre a colônia americana.
d. As várias formas de resistência dos negros à escravização de seus corpos, especialmente a formação dos quilombos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país. Movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil.
Explicação:
Ů"Ů
stebanroberto:
??
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás