Gisele, 40 anos, estava sem energia para ir ao trabalho, no domingo quando começava anoitecer, seu desanimo aumentava, ela tinha vontade de faltar ao trabalho, não conseguia fazer suas aulas com a mesma disposição e qualidade, não tinha vontade de falar com as colegas de trabalho, estava com excesso de trabalho e sempre o levava para fazer em casa aos finais de semana, as vezes tinha dores de cabeça, dor na nuca, mas quando ficava em casa se sentia melhor. Gisele começou a tomar um indutor de sono para dormir e quando não estava se sentindo bem pedia um atestado para ficar em casa. Depois de quatro meses ela procurou um médico e foi diagnosticada com depressão, o médico receitou um antidepressivo e falou para retornar ao trabalho porque as atividades laborais ajudam no tratamento da depressão.
Com relação a este quadro de sintomas e possível diagnóstico, avalie as afirmações a seguir.
I. Estes sintomas aumentavam quando gisele tinha que trabalhar e são parecidos com o estresse, mas ela foi subdiagnosticada, porque é um estresse ocupacional, que poderia estar indicando que esses sintomas iniciais estão associados ao primeiro estágio da Sindrome de Burnout.
II. O melhor tratamento para o estresse ocupacional são antidepressivos, atividades físicas de lazer e observar, caso os sintomas se agravem, Gisele precisa ser afastada do trabalho.
III. Esses sintomas são da depressão e o fato de ocorrer só no trabalho não significa que estão relacionados ao estresse ocupacional, os sintomas da depressão podem ter início em qualquer lugar: no trabalho ou em casa.
IV. O diagnóstico está correto, a única coisa que está faltando é a terapia com um(a) psicólogo(a), para que possa melhorar a vontade de trabalhar.
Respostas
Resposta:
ela estava em depressão mas não estava sabendo lhe dar com isso então ela fez bem ir ao médico pra saber o que ela tinha e a pessoa quando estar com depressão ela não sentir vontade de nada
O diagnóstico da Gisele foi feito erroneamente, uma vez que os sintomas da depressão afloram em qualquer lugar. Contudo, o da paciente só acontecia no trabalho. Portanto, as assertivas corretas são a I e II, visto que pode ser síndrome de Burnout.
O que é síndrome de Burnout?
A síndrome de Burnout foi definida pela Organização Mundial da Saúde como uma doença do trabalho, devendo, em alguns casos mais graves, o trabalhador ser afastado da função para tratamento. Nesse sentido, seus principais sintomas são fadiga excessiva e estresse.
Aprenda mais sobre doenças laborais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52465557
#SPJ2