ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL: 5 ARTISTAS E SUAS OBRAS PELO MUNDO
A arte contemporânea no Brasil repete um cenário já conhecido desde os tempos mais remotos, que é o fato da arte brasileira ser influenciada por correntes artísticas internacionais. No entanto, vale destacar, que apesar dessa influência, a arte contemporânea brasileira apresenta propostas e elementos únicos.
Assim, seguindo essa tendência e incluindo no “fazer artístico” características nacionais repletas de criatividade, o Brasil, muitas vezes, se fez valer de conceitos do movimento antropofágico. Logo, deglutiu propostas de outros países, assimilando-as e transformando-as em um novo tipo de arte. Nesse processo, também inseriu particularidades brasileiras e conceitos de seus artistas nacionais.
ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL: CONTEXTO HISTÓRICO
O despertar da arte brasileira para a contemporaneidade aconteceu a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, um evento que, sem dúvida alguma, representou um divisor de águas para a história nacional. Isso porque, a partir dele, a arte brasileira deixou de lado o seu caráter de imitação e passou a atuar de forma mais autêntica, mesclando conceitos internacionais da arte com brasilidade.
Assim, evoluindo e se reinventando, a arte contemporânea no Brasil começou a ganhar destaque, de fato, na década de 1960, e teve como uma de suas principais referências a Pop Art, um movimento artístico conhecido por seu caráter crítico e reflexivo. Logo, o Brasil abraçou essas características e, em um momento difícil de nossa história – que foi o da ditadura militar – começou a fazer fortes críticas ao governo e à sociedade da época.
ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL: TRAJETÓRIA E EVOLUÇÃO
Depois da fase de críticas da década de 1960, o Brasil, na década seguinte, se distanciou um pouco dessa temática e, assim, deu início a um processo que valorizava a razão, a reflexão e a tecnologia. Desse modo, os artistas nacionais começaram a produzir suas peças utilizando recursos de computadores. Logo, pouco tempo depois, no começo da década de 1980, voltou, em cena, a crítica social e política. Afinal, nesse período, o Brasil viveu uma de suas fases políticas mais importantes, a Diretas Já.
Assim, a preocupação política jogou uma nova luz sobre a arte e, dessa forma, os artistas brasileiros começaram a criar obras provocativas, opinativas e questionadores e, logo, as expuseram nos principais museus do país. Nesse período, outras expressões artísticas também ganharam destaque, como a arte conceitual e arte efêmera, que também apresentavam alto teor político, promovendo a reflexão por meio de suas peças.
Assim, com o passar dos anos, a arte contemporânea no Brasil conquistou mais espaço e, logo, parou de seguir algumas tendências internacionais. Desse modo, criou a sua própria identidade artística e, assim, se transformou em uma vanguarda a ser copiada e admirada ao redor do globo. Não é à toa que muitos artistas nacionais fazem tanto sucesso no exterior, não é mesmo?
exercício
De acordo com o segundo parágrafo do texto, se valendo dos conceitos do movimento antropofágico o que a arte contemporânea brasileira fez com a arte de outros países?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
não faço a mínima ideia de é a resposta e tbm que saber alguém me ajudaaaaaaaa pelo amor de Deus E é isso
Explicação:
num seiiii não meu povoado ajuda eu aquiii pfvr
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás