A IDEOLOGIA DO COITADINHO
Para que dois terços da humanidade vivam na linha da pobreza ou abaixo dela, é necessário que sejam convencidos de que são incapazes, inferiores, desqualificados. Assim, alguns podem avançar com mais ferocidade sobre o bolo da produção coletiva. A riqueza, no mundo todo, se concentra cada vez mais nas mãos de uns poucos. Isso ocorre, em parte, porque muitos não só foram chamados de coitadinhos, mas acabaram
por introjetar isto em suas próprias cabeças. Coitadinho é uma expressão ideológica, que responde a interesses específicos de querer reduzir/paralisar pessoas ou até mesmo uma nação. É preciso estar atento sobre as intenções que estilo por trás das palavras, das imagens, das noticias...
Respostas
Resposta:
1. Que a pessoa se vê/quer ser a vítima da história.
2. Ambos somos vítimas do corpo social como um todo, não há ilesos neste meio.
3. Sim, na verdade é uma ironia, as pessoas usam "coitadinho" com alguém, quando a pessoa é justamente o contrário de coitado na história.
4. Pois vivemos em um mundo capitalista, onde alguns tem os meios de produção e o proletariado (quem não possui renda própria, precisando trabalhar para outro alguém) fica a mercê e acaba por trabalhar para os que tem o meio de produção.
5. Acreditam ser "coitadinhas" pois são vítimas e persistem em achar que não conseguem nada, a grande consequência é o fortalecimento de quem possui os meios de produção, logo, fortalecendo o capitalismo e aumentando a desigualdade social.
6. Não, pois, ao dizer "Eu sou o coitadinho", eu me limito como inferior e incapaz, sem ao menos cogitar pensar que eu poderia conseguir algo.
7. Sim, pois as pessoas mudam com imagens de impacto e que as envolva, fazendo com quê sensibilizem com determinado pensamento, assim, mudando de opinião.
8. A pobreza são os proletários, os quais não tem meios de produção ou/e forma de se manter, em vista disso, eles precisam de emprego, assim indo atrás dos donos dos meios de produção, então para alguns serem ricos, precisam da pobreza e falta de estudo de outros (proletariado).
9. Com uma melhor educação, muitas pessoas pensam ser inferiores pois não estudaram e descobriram que podem ir longe, os estudos são uma porta de liberdade, uma vez que não estudem, são vítimas e acabam por perder muito em seus negócios - muitos comerciantes do interior vendem seus produtos extremamente baratos e estes mesmo, são vendidos excessivamente caros nas capitais.
10. Acho de extrema importância refletir sobre a falta de estudos e conhecimento, e também a questão se de fato somos os "coitados" ou apenas oprimidos.
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos! ^^