• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jhemersonndoverli
  • Perguntado 3 anos atrás

A psicomotricidade, em seus primórdios, estudava o corpo nos aspectos neurofisiológicos, anatômicos e locomotores. Os estudiosos se preocupavam com o fato de alguns seres vivos não apresentarem movimentos coordenados, simétricos e sincronizados no espaço e no tempo. Atualmente, o estudo ultrapassa os problemas motores. Há pesquisas sobre as ligações com a lateralidade, com o esquema-corporal, com a estruturação espacial e com a orientação temporal de um lado e, de outro, sobre as dificuldades escolares de crianças com desenvolvimento psicomotor normal. Elevada atualmente ao nível de ciência, a psicomotricidade possui crescente importância nos trabalhos que se relacionam com o desenvolvimento infantil, tanto na fase da pré-escola quanto nas fases posteriores. Os principais campos de atuação da psicomotricidade são:
I. Educação motora: indicada às crianças com atraso escolar, portadores de sintomas de ordem motora e de ordem patológica.

II. Terapia psicomotora: indicada especialmente às crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem patológica.

III. Educação psicomotora: dirigida às crianças consideradas “normais”, atua como parte integrante da Educação Básica durante a fase pré-escolar e escolar.

IV. Reeducação motora: este atendimento é destinado a crianças ou adultos com desordem patológica motora e instabilidade motora.

V. Reeducação psicomotora: ocupa-se do atendimento individual ou em pequenos grupos, de crianças, adolescentes e adultos portadores de sintomas de ordem psicomotora, como: debilidade motora; atraso e instabilidade psicomotora; dispraxias; distúrbios do tônus da postura, do equilíbrio e da coordenação; deficiências perceptivo-motoras.

É correto apenas o que se afirma em:

A - I, II, III e IV.
B - I, III, IV e V.
C - II, III e V.
D - III e IV.
E - IV e V.

Respostas

respondido por: prjr200951
1

Resposta:

Alternativas I, III, IV e V

Explicação:

Alternativa falsa: Terapia psicomotora: indicada especialmente às crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem patológica.

respondido por: carlaccasali
0

Resposta: l ll lll lV

Perguntas similares