Respostas
Resposta:
Bacia do Rio Iguaçu - Passa por 113 municípios do Paraná, sendo considerado o maior rio paranaense. As cataratas do Iguaçu são o grande destaque dessa bacia. Extensão: 54.820,4 km².
Bacia Litorânea - As águas passam por 11 municípios. Sua nascente fica na região da Serra do Mar, abrangendo belas ilhas e praias do Litoral paranaense. 5.630,8 km²
Bacia do Rio Tibagi - Passa por 49 municípios e conta com diversos saltos e cachoeiras, sendo ótima opção para a prática de rafting, rapel, cascading, canoagem e voo livre. Extensão: 24.937,4 km².
Bacia do Paraná 1 - Somente 5 municípios fazem parte da rota do Paraná 1. Mas um grande destino está localizado nessa bacia: as praias de água doce de Porto Rico. Extensão: 1.267,1 km².
Paraná 2 - O rio percorre 8 municípios. Um destino muito procurado por turistas no verão é o Balneário de Porto Camargo, em Icaraíma, com prainha de água doce. Extensão: 2.256,4 km².
Bacia do Rio Paraná 3 - A bacia passa por 28 municípios paranaenses. Em Diamante D’Oeste, é possível conhecer o Rio São Francisco Falso, que além da beleza natural, no local é possível a prática de esportes aquáticos. Extensão: 7.979,4 km².
Bacia do Piquiri - 68 municípios fazem parte da rota do Rio Piquiri. O local é ótimo para a prática de pesca, tendo identificado 50 espécies de peixes na região. Extensão: 24.171,7 km².
Bacia do Rio Ivaí - A bacia percorre 103 municípios, sendo o segundo maior em extensão. O rio nasce na cidade de Prudentópolis, no lindo Salto São João, um dos mais altos do Brasil. Extensão: 36.540,0 km².
Bacia do Rio Ribeira - O rio passa por 16 municípios, a maioria na região metropolitana de Curitiba. Várias práticas de esporte e aventura podem ser realizadas nesse rio, em destaque à Usina de Capivari, em Campina Grande do Sul. Extensão: 9.736,0 km².
Bacia do Rio das Cinzas - 34 municípios fazem parte da rota desse rio. O Salto Cavalcanti, em Tomazina, é um exemplo das opções de lazer aquático que este rio oferece. Extensão: 9.612,8 km².
Bacia do Rio Itararé - Passa por 11 municípios, limite com São Paulo. Em Sangés é possível conhecer o Cânion do Jaguaricatú, a cachoeira do Sobradinho (véu de noiva e cachoeira Erva Doce (porto). Extensão: 4.845,4 km².
Bacia do Paranapanema 1 - Passa por 5 municípios. Turistas fazem questão de fazer uma parada no Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, para registrar a linda paisagem com o fundo do Rio Paranapanema. Extensão: 1.231,7 km².
Bacia do Rio Paranapanema 2 - O rio corta 4 municípios. Um importante empreendimento será construído na rota do rio, em Sertaneja: O Hotel do Hard Rock. Extensão: 663,8 km².
Bacia do Paranapanema 3 - Passa por 19 municípios. Em Porecatu, podemos conhecer a maior Usina Hidrelétrica do Paranapanema: a Usina de Capivara. O local é ideal para prática de remo, iatismo e stand-up. Extensão: 3.564,3 km².
Bacia do Rio Paranapanema 4 - Também passa por 19 municípios e apresenta muitas opções de lazer. Destaque vai para o Rio do Corvo, em Diamante do Norte, local que atrai muitos turistas para a prática de jet ski, lancha e caiaque. Extensão: 4.134,9 km².
Bacia do Rio Pirapó - 33 municípios estão na rota do Pirapó, rio que abastece 90% da população de Maringá. Em Santa Fé, os turistas encontram sossego, belas paisagens e muita diversão em rios, corredeiras e cachoeiras, como por exemplo o Salto Bandeirantes. Extensão: 5.098,1 km².
Explicação: