Respostas
Resposta:
Ela é formada por diversas sub-bacias (unidades hidrográficas) das quais se destacam: a Bacia do Rio Jaguaribe, Bacia de Goiana, Bacia do Ipojuca, Bacia da Paraíba e Bacia de Piranha-Apodi.
Explicação:
Resposta:
- Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Considerada a maior bacia em território brasileiro, a Bacia Tocantins-Araguaia possui uma área de mais de 800 mil km², com destaques para os dois rios principais. O rio Araguaia tem sua nascente no Mato Grosso e é a fronteira natural entre esse estado e Goiás. Durante o inverno, ele diminui sua vazão, formando lindas praias, que são bastante visitadas durante o período citado.
O rio Tocantins tem sua nascente em Goiás, no extremo norte do estado, e recebe as águas do rio Araguaia na divisa com Tocantins (estado). Juntos com seus afluentes e subafluentes, esses rios alimentam 7,5% do território nacional nos seguintes estados: DF, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
- Bacia Hidrográfica do São Francisco
Seu principal rio é o São Francisco. Ele nasce em Minas, na Serra da Canastra, e corre no sentido sul-norte. É um rio de extrema importância para a Região Nordeste, pois durante o período da estiagem, alimenta vários açudes, contribuindo para a sobrevivência do sertanejo (o homem do sertão) durante os períodos mais críticos.
Sua capacidade de drenagem alcança os seguintes estados: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe (onde está a sua foz, na divisa com o território baiano).
- Bacia Hidrográfica do Parnaíba
Sua localização faz com que muitos rios sejam intermitentes, isto é, que secam na estiagem. O rio principal que dá nome a essa bacia recebe água de vários afluentes, como o Rio Piauí e o Rio das Balsas.
Presente no Nordeste brasileiro, essa bacia abriga três estados: Ceará, Maranhão, Piauí.
- Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental
Devido ao clima árido e semiárido, possui muitos rios intermitentes, destacando-se o Rio Jaguaribe, o maior rio intermitente do mundo.
Considerada pela ANA a bacia com a menor disponibilidade hídrica do país, está presente nos seguintes estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas.
- Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental
Com três biomas presentes em sua área – Cerrado, Caatinga e Amazônia –, essa bacia ocupa 3% do Brasil, no Maranhão e extremo leste do Pará. Os rios Itapicuru, Grajaú e Pindaré são os principais contribuintes dessa bacia.
- Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste
Como destaque, há os rios Pardo e Jequitinhonha, sendo esse último um importante recurso para a população do norte mineiro, área de extrema pobreza devido à paisagem e ao clima árido. Entre as bacias hidrográficas brasileiras, ela possui a segunda menor reserva hídrica do país.
Essa bacia é formada por rios que partem do Espírito Santo rumo ao Nordeste brasileiro, abrangendo: Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe.