Respostas
Resposta:
União Ibérica é o nome que se dá ao período em que Portugal e Espanha tornaram-se uma união governada pelo mesmo rei. Essa união política durou de 1580 a 1640 e foi causada pela crise na sucessão do reino de Portugal. Quem assumiu os dois países foi o rei da Espanha, Felipe II. Suas medidas impactaram até o Brasil!
Explicação:
melhor resposta por favor
Resposta: União Ibérica é o nome que os historiadores usam para falar da unificação das Coroas Espanhola e Portuguesa. Essa unificação aconteceu no ano de 1580, após a crise da linha de sucessão portuguesa. Ela só acabou em 1640, tendo uma duração de 60 anos.
Nesse período, o rei Filipe II da Espanha se tornou, ao mesmo tempo, o rei Filipe I de Portugal e governou os dois territórios como se fossem um.
A União Ibérica aconteceu em meio à colonização portuguesa no Brasil. Nesse contexto, uma das principais consequências foi que o Brasil herdou inimigos da Espanha, como a França e a Inglaterra, principalmente a Holanda. Assim, as invasões do Brasil Colônia se intensificaram e acabaram prejudicando a economia açucareira.
Como a União Ibérica desencadeou o conflito do Brasil com os holandeses e levou a crise do açúcar, novas alternativas econômicas surgiram. A exploração do sertão brasileiro e do sudeste com a busca por metais preciosos foi uma delas. Começavam as entradas e as bandeiras, saindo do litoral, e indo para o interior.
A última alteração foi a divisão do território brasileiro em duas partes: Estado do Maranhão (agrupava Maranhão, Ceará e Pará e tinha por capital a cidade de São Luís) e Estado do Brasil (todo o restante que permanecia com a cidade de Salvador sendo a capital).
Explicação: