Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma batalha ininterrupta, ora aberta, ora dissimulada, uma luta que terminava sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com a destruição das duas classes em luta.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Escala, 2007. Coleção Grandes obras do pensamento universal. p. 47. Fragmento.
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a História, assinale a alternativa correta:
A)A perspectiva de Marx e Engels não condiz com uma visão histórica linear, já que os pares sociais em oposição por eles apresentados viveram em momentos distintos.
B)A divisão existente no seio das sociedades, expressa por meio da presença de “opressores” e “oprimidos”, esconde-se sob a máscara da dissimulação, fato que impede os processos revolucionários.
C)A divisão existente no seio das sociedades, expressa por meio da presença de “opressores” e “oprimidos”, esconde-se sob a máscara da dissimulação, fato que impede os processos revolucionários.
D) Ao longo do tempo, a oposição entre “opressores” e “oprimidos” não foi capaz de articular movimentos sociais com vigor suficiente para destruir as classes em luta.
E) Na história da Roma Antiga, a mobilização dos plebeus contra os patrícios garantiu aos primeiros algumas conquistas sociopolíticas.
Respostas
Resposta: luta de classes
Explicação: A alternativa que marca o desenvolvimento da servidão ao longo da história da humanidade, desencadeou a luta de classes, sendo a correta.
Karl Marx entendeu a luta de classes a partir do Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
Mais sobre este tema:
brainly.com.br/tarefa/20558652
Espero ter ajudado, bons estudos :)