o que a capoeira representa para os africanos, e o que representa hoje para a Cultura afro-brasileira?
Respostas
A capoeira, considerada hoje como uma das principais manifestações da arte e da cultura afrobrasileiras, em sua origem, era utilizada como forma de defesa na fuga do cativeiro por negros escravizados, ideia reforçada na fala do grande Mestre.
Resposta:
Acapoeira representava uma forma de resistência, hoje em dia é considerada um patrimônio da humanidade além de claro uma forma de arte para alguns e esporte para outros.
Explicação:
Iniciou como uma luta
Para expressar resistência dentro das senzalas. Os ricos senhores de engenho impediam de forma rigorosa que os escravos executassem qualquer tipo de luta. Por conta disso, os africanos utilizavam do ritmo e dos movimentos de danças africanas de forma que se adequasse a um tipo de luta.
A capoeira, considerada hoje como uma das principais manifestações da arte e da cultura afrobrasileiras, em sua origem, era utilizada como forma de defesa na fuga do cativeiro por negros escravizados, ideia reforçada na fala do grande Mestre Pastinha “a capoeira é a luta de libertação do negro escravo em ânsia de liberdade” é, na verdade, a representação imaterial da resistência de um povo que teve gingado para se esquivar da opressão: usar instrumentos musicais e cantos africanos foi a única forma que os escravos encontraram para fingir que estavam dançando
+espero ter ajudado, marca como mlr pfv +