vcs sabem 4 doenças relacionadas à água contaminada ??? as respostas devem conter
•organismo causador
•forma de transmição
•sintomas
•formas de prevenção
se não só o nome da doença mesmo:)
Respostas
Transmissão: Ingestão de água e alimentos contaminados.
Organismo causador: Vibrio Cholerae
Sintomas: Desidratação, Vômito, Dores, Câimbras, etc.
Formas de prevenção: Consumir apenas alimentos limpos, e beber água de fontes filtradas e seguras
Ascaridíase:
Transmissão: Ingestão de alimentos e líquidos contaminados com ovos
Organismo Causador: Ascaris Lumbricoide
Sintomas:Enjoo, Dores abdominais.
Prevenção: Consumir Alimentos e bebidas de fonte segura.
Leptospirose:
Transmissão: Agua contaminada, penetração na pele com feridas.
Organismo Causador: Leptospira
Sintomas: Febre, dor de cabeça, náuseas, dores musculares.
Hepatite A
Transmissão: Água contaminada ou contato com alguém infectado
Organismo Causador: Virus RNA
Sintomas: Náuseas, Fadiga, Dores abdominais, perda de apetite
Prevenção: Higiene e principalmente Vacinação
Resposta:Algumas das principais doenças que podem ser causadas por águas paradas contaminadas ou água de esgoto não tratado incluem:
1. Hepatite A
A hepatite A é uma doença causada pelo vírus da família Picornavírus e que pode ser transmitida através do contato com água contaminada pelo vírus. Essa doença é altamente contagiosa caracterizada por inflamação do fígado e que, apesar de geralmente ser leve, em alguns casos pode evoluir de forma grave e ser fatal quando não tratada.
Principais sintomas: Os sintomas da hepatite A normalmente surgem cerca de 4 semanas após a contaminação pelo vírus, sendo os principais indicativos de hepatite A a urina escura, fezes claras, amarelamento da pele e mucosas, febre, calafrios, sensação de fraqueza, náusea, perda de apetite e fadiga.
Como é o tratamento: O tratamento para a hepatite A tem como objetivo aliviar os sintomas da doença, podendo ser indicado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, o médico deve recomendar repouso e ingestão de bastante líquidos. Saiba o que fazer para se recuperar mais rápido da hepatite A.
2. Giardíase
A giardíase é uma infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia lamblia cuja transmissão é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos do parasita, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre pessoas.
Principais sintomas: Os principais sintomas indicativos de giardíase são dor abdominal, diarreia, febre, náusea, fraqueza e perda de peso.
Como é o tratamento: O tratamento é feito com medicamentos que combatem o parasita, como Metronidazol ou Tinidazol, indicados pelo médico. Também pode ser recomendado o consumo de líquidos ao longo do dia, e em caso de desidratação grave devido à diarreia, pode ser necessária hidratação diretamente na veia.
3. Amebíase
A amebíase ou disenteria amebiana é uma infecção causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, que se instala no intestino e que impede a absorção de nutrientes importantes para o organismo. A transmissão acontece por meio do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos amebianos maduros.
Principais sintomas: Normalmente, os principais sintomas de amebíase são dor abdominal, diarreia, febre e calafrios, além de fezes com sangue ou muco, em alguns casos. Em casos mais graves, a doença pode desenvolver a forma invasiva, em que são infectados outros órgãos como fígado, trato respiratório e até mesmo cérebro.
Como é o tratamento: Em geral, são usados remédios antiparasitários como Secnidazol, Metronidazol ou Tinidazol para combater a amebíase, entretanto a duração e a dose é orientada pelo médico de acordo com a gravidade da infecção.
4. Leptospirose
A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria que pode estar presente em urina dos ratos de esgotos, ou de outros animais infectados como cães e gatos, que penetra no corpo através do contato dos excrementos destes animais ou da água contaminada com a pele ferida ou mucosas, como olhos, nariz.
Principais sintomas: Os principais sintomas de leptospirose são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de apetite, vômito, diarreia e calafrios. Saiba reconhecer outros sintomas da leptospirose.
Como é o tratamento: O tratamento para a leptospirose deve ser orientado pelo médico, sendo normalmente recomendado o uso de antibiótico para combater a bactéria e analgésicos para aliviar a dor e a febre.
5. Cólera
A Cólera é uma infecção intestinal causada pela bactéria Vibrio cholerae que pode contaminar água e alimentos. A produção de toxinas por essa bactéria é responsável pelo aparecimento de sintomas, sendo importante que a identificação dessa bactéria seja feita o mais rápido possível para que sejam evitadas complicações, como a desidratação grave. Conheça mais sobre a cólera.
Principais sintomas: Os sintomas de cólera surgem entre 2 e 5 dias depois da infecção pela bactéria e há principalmente diarreia intensa e vômitos, que podem levar à uma grave desidratação.
Como é o tratamento: O tratamento para a cólera tem como objetivo principal evitar a desidratação, por isso é recomendada a realização de hidratação oral e, nos casos mais graves, diretamente na veia, podendo também ser necessário o internamento e tratamento com antibióticos.