Respostas
Resposta:
Os meios de comunicação são veículos que propagam informações sobre diversos temas do mundo, como artes, culinária e religião, para a sociedade, e no processo comunicacional cada veículo apresenta uma linguagem específica na propagação dessas informações.
Por isso, os meios de comunicação são classificados da seguinte forma:
Linguagem escrita: são os jornais, revistas e os livros;
Linguagem sonora: são as programações de rádio e o telefone;
Linguagem audiovisual: são as programações de televisão e o cinema;
Linguagem multimídia: são os veículos de comunicação mais modernos que agrupam texto, som, foto, e vídeo.
Explicação:
• Carta: entre os gêneros textuais, a carta é o meio de comunicação mais antigo do mundo.
Contudo, as cartas demandavam muito tempo até chegarem ao seu destino. Imagine quanto tempo levou para que a famosa carta de Pero Vaz de Caminha, levada de navio, atravessasse o Oceano Atlântico e parasse nas mãos de D. Manuel I?
• Correio: O correio possibilitou o envio de informações escritas com mais segurança para qualquer localidade.
• Telégrafo: o problema da longa espera por uma carta foi resolvido com o surgimento do telégrafo em 06 de janeiro de 1835. Graças a esse meio de comunicação as informações escritas passaram a ser transmitidas a longas distâncias, com a utilização de códigos. E o responsável pela criação do sistema telegráfico foi o físico Samuel Morse (1791 – 1872) que aprimorou o telégrafo elétrico, e passou a utilizar uma codificação específica, chamada de Código Morse.
As mensagens transmitidas por fio ou via rádio passaram por muitos testes e revolucionaram a comunicação na época. Em razão do sucesso do Código Morse, foi construída a primeira linha telegráfica eletromagnética que uniu as cidades de Washington e Baltimore. Depois, estendeu-se a transmissão até a cidade de Nova Jérsei.
Inicialmente, as linhas telegráficas foram muito usadas nas indústrias, nos órgãos governamentais, nos serviços militares de vários países, nas estações de trem, etc. Tempos depois, passou a serem usadas pelas pessoas.
• Telefone: o desenvolvimento científico e tecnológico aceleraram ainda mais o processo de aprimoramento dos meios de comunicação, que já estava acontecendo, principalmente depois da Revolução Industrial no século XVIII. Então, o surgimento do telefone alterou radicalmente o modo de se comunicar entre as pessoas.
Em 1876, a criação de Alexander Graham Bell possibilitou o diálogo e mais rapidez na transmissão das informações a longas distâncias.
• Rádio: trinta anos depois da invenção do aparelho telefônico, iniciou-se em 1896 a propagação das transmissões de informações a longa distância através das ondas eletromagnéticas do rádio. Por conseguinte, as informações passaram a alcançar um grande contingente de pessoas.
Ainda no século XIX, o rádio foi um importante meio de comunicação de massa a serviço do entretenimento na vida das pessoas, com as programações musicais e as radionovelas.
Outro destaque dos veículos radiofônicos foi sua intensa utilização durante a Primeira Guerra Mundial.
• Televisão: segundo os dados do levantamento da Pesquisa Brasileira de Mídia (PMB), 95% dos brasileiros ficam “ligados” na telinha regulamente, e 74% assistem os programas televisivos todos os dias. Essa pesquisa foi realizada em 2015 e os dados comprovam que a televisão é o meio de comunicação em massa mais acessível do século XX.
Anteriormente, as informações eram apenas ouvidas e com a presença da televisão passaram a ser vista. Graças aos avanços tecnológicos podem ainda ser vistas ao vivo e com alta resolução de cores e imagens.
• Internet: a conexão virtual entre computadores de qualquer parte do mundo trocando informações a qualquer hora, que iniciou nos anos 60 com a internet, favoreceu o surgimento de meios de comunicação ainda mais modernos, personalizados e inteligentes.
Os dispositivos eletrônicos que possibilitam as trocas de mensagens de texto, áudio, vídeo e foto, como smartphones, notebook , com uma ou dezenas de pessoas, tornaram-se os meios de comunicação mais potencializados entre as invenções científicas modernas.