5. O método etnográfico apresenta uma diversidade de posições que os etnógrafos podem assumir. Muitas e variadas abordagens podem ser descritas para caracterizar o método etnográfico. Além deste motivo, o fato de pressupor a presença e a participação do pesquisador, junto ao grupo pesquisado, levanta críticas ao método.
Segundo a afirmativa realizada, assinale a alternativa que indica a principal crítica a este método de investigação:
A. Reciprocidade.
B. Isenção.
C. Neutralidade.
D. Subjetividade.
E. Austeridade.
Respostas
Resposta: D. Subjetividade.
Explicação: A subjetividade pode ser apresentada pelo envolvimento direto e profundo do pesquisador com os pesquisados, suas crenças, valores e pontos de vista podem interferir nos resultados da pesquisa, o que se constitui como principal crítica do método etnográfico. No entanto, a austeridade se refere ao caráter severo, o qual se reflete na rigidez das opiniões, dos hábitos, bem como, no rigor consigo mesmo e com os outros. A reciprocidade é a qualidade daquilo que é recíproco, que é válido para ambos os lados da pesquisa, o que não é verdadeiro para o trabalho etnográfico. A neutralidade é a condição daquele que permanece neutro e imparcial diante de uma situação, fato e acontecimento e a isenção pressupõe a imparcialidade e o não envolvimento, o que não faz parte do método etnográfico.
Resposta:
Letra: (D). Subjetividade.
Explicação:
A subjetividade pode ser apresentada pelo envolvimento direto e profundo do pesquisador com os pesquisados, suas crenças, valores e pontos de vista podem interferir nos resultados da pesquisa, o que se constitui como principal crítica do método etnográfico. No entanto, a austeridade se refere ao caráter severo, o qual se reflete na rigidez das opiniões, dos hábitos, bem como, no rigor consigo mesmo e com os outros. A reciprocidade é a qualidade daquilo que é recíproco, que é válido para ambos os lados da pesquisa, o que não é verdadeiro para o trabalho etnográfico. A neutralidade é a condição daquele que permanece neutro e imparcial diante de uma situação, fato e acontecimento e a isenção pressupõe a imparcialidade e o não envolvimento, o que não faz parte do método etnográfico.