• Matéria: Artes
  • Autor: kauanbrutes
  • Perguntado 3 anos atrás

Como a sociedade foi mudando em relação ao balé clássico

Respostas

respondido por: gabriellalimasilva36
0

Resposta:

No século XVI, a Igreja já não possuía a força política do auge da Idade Média, o “status” agora pertencia à nobreza, com seus castelos luxuosos e exércitos para servir-lhes.

Catarina de Médici, ao chegar à França para tornar-se rainha, vinda da Itália, berço do Renascimento, trouxe consigo artistas que já produziam óperas e balés da corte em seu país. Seu coreógrafo mais importante foi Baltasar Beaujoyeux. Foi este coreógrafo que transformou o balé de corte em balé teatral. Sua primeira grande montagem de balé teatral na França foi o “Ballet Comique de la Reine”, em 1581, utilizando diferentes linguagens artísticas. A apresentação foi feita para um público de mais de dez mil pessoas, espetáculo que durou, aproximadamente, seis horas, durante a noite.

Este acontecimento foi o marco do surgimento do balé clássico. Baltasar Beaujoyeux considerava a dança uma organização de desenhos geométricos construídos pelo grupo de pessoas em movimento, pois a coreografia era frequentemente vista de cima, nas bancadas, balcões e camarotes, e o estilo da época era chamado de basse danse (dança baixa), constituída de passos rasteiros cadenciados e contados, evitando evoluções complexas e os saltos, até mesmo pelo vestuário e estilo nobre do século XVI.

Perguntas similares